fbpx
Basquete

XV vive fim de semana com sentimentos opostos

Time feminino continua sobrando na Liga ARB; masculino perde sexta seguida

Fernanda Lu, pivô da equipe feminina de basquete do XV de Piracicaba
Fernanda Lu foi a cestinha no duelo entre XV e Itupeva pela Liga ARB (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O fim de semana teve diferentes sabores para o basquete de Piracicaba. No sábado (3), a equipe masculina do XV sofreu a sexta derrota consecutiva pela divisão especial do Campeonato Paulista, contra a Liga Sorocabana, pelo placar de 76×74. O resultado tirou o elenco dirigido pelo técnico Baiano da zona de classificação para os playoffs. No domingo (4), o time feminino do Alvinegro não deu chances para surpresa e ‘passou o carro’ sobre Itupeva pela Liga ARB (Associação Regional de Basquete). A vitória por 77×26 serviu apenas para cumprir tabela – a equipe do treinador Ariel Rodrigues já estava matematicamente classificada para a próxima fase.

No Ginásio Municipal Gualberto Moreira, em Sorocaba, o XV praticamente não entrou em quadra no primeiro quarto e foi facilmente superado pela Liga Sorocabana, que fechou a parcial em 22×7. Liderado pelo ala-armador Léo Oliveira, a equipe piracicabana deu o troco no segundo período e ‘recortou’ a diferença e chegou ao intervalo com a pequena desvantagem de 43×41. No segundo tempo, o Alvinegro empatou o duelo em 74×74 com o cestinha Will, autor de 18 pontos, restando 56 segundos para o final. Porém, a Liga Sorocabana soube administrar o relógio e converteu a última bola com Patrick, vencendo o jogo por 76×74.

O Nhô Quim volta a atuar nesta segunda-feira (5), às 20h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, em Piracicaba. O adversário é América. O confronto, válido pela 13ª rodada da fase de classificação, é direto por uma vaga aos playoffs – o time de São José de Rio Preto é o atual oitavo colocado e fecha o G-8 para as quartas de final, enquanto o time piracicabano ocupa atualmente a nona posição, um ponto atrás do América.

FEMININO

O basquete feminino do XV de Piracicaba é só alegria. O elenco comandado por Ariel Rodrigues sobra na Liga ARB e segue com 100% de aproveitamento. Na partida contra Itupeva, a vitória por 77×26 foi desenhada antes do intervalo, quando o placar apontava 56×20. Nos dois últimos períodos, o treinador mexeu bastante na equipe, que diminuiu o ritmo no ataque, mas permitiu apenas seis pontos do adversário. A cestinha do jogo foi a pivô Fernanda Lu, com 19 pontos. O XV agora volta às atenções para os Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo do Campo. A Liga ARB retorna apenas dia 26, data em que o XV visita Araras e encerra a fase de classificação.

Voltar