fbpx
Futebol

XV ‘reforma’ gramado e pode lucrar na FPF

Campo do Barão da Serra Negra aumenta três metros de comprimento

Estádio Barão da Serra Negra
Parte do gramado do Barão da Serra Negra foi extraído para novo plantio (Foto: Divulgação)

Não é só o elenco do XV de Piracicaba que passa por ‘ajustes’ para o Campeonato Paulista de 2016. Desde quinta-feira (12), o gramado do estádio Barão da Serra Negra está sendo retocado para o início da competição, previsto para o dia 31 de janeiro. As melhorias buscam atender as exigências impostas pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

A principal novidade é o aumento em três metros do comprimento do campo, por ordem da FPF. Assim, as medidas do campo em que o time piracicabano manda seus jogos passam a ser de 105×68 m. Além do comprimento, o gramado passou por nivelamento e extração parcial para novo plantio. O processo de descompactação, que inclui o corte vertical para a retirada da palha, troca de gramas invasoras, adubação e areação, também foi realizado.

As melhorias no gramado do Barão da Serra Negra podem beneficiar o XV de Piracicaba

A ‘reforma’ no campo do Barão da Serra Negra pode, inclusive, beneficiar o clube. A FPF lançou em outubro o Programa de Excelência do Futebol Paulista, que bonificará financeiramente os clubes que atingirem metas preestabelecidas – entre elas, a infraestrutura. “O XV espera ser um dos clubes contemplados com a medida”, disse o gerente financeiro do Nhô Quim, Antonio Vilson Daniel.

Na última quinta-feira (12), integrantes do Gape (Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão) da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) visitaram o estádio para avaliar os resultados do trabalho de manutenção do gramado, iniciado em 2014. “Amostramos o solo e vamos levar para o laboratório. Em cima dos resultados da análise, elaboraremos uma recomendação técnica de adubação”, disse o graduando em engenharia agrônoma Marcos Loman.

Voltar