fbpx
Futebol

XV realiza trabalho preventivo para evitar lesões

'Vamos minimizar o risco o máximo possível', diz fisioterapeuta Marcel Guarda

O lateral-esquerdo Michel, do XV de Piracicaba
Jogadores realizam trabalho preventivo para minimizar as lesões (Foto: Michel Lambstein)

Pensando em minimizar o risco de lesões durante a disputa da Copa Paulista, o XV de Piracicaba tem realizado trabalhos preventivos na fase de preparação, integrando profissionais do departamento médico, comissão técnica e parceiros do clube. No Campeonato Paulista da Série A2, as contusões desfalcaram o Nhô Quim em boa parte da competição. “Qualquer tipo de lesão prejudica, pois o atleta não fica à disposição da comissão técnica”, disse Marcel Guarda, fisioterapeuta do XV.

“Nessa intertemporada, buscamos fazer um trabalho junto com a Unimed e a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), para identificarmos os possíveis focos de lesão, desequilíbrios musculares, alguma falta de mobilidade em articulações, que podem influenciar na sequência de treinos e jogos. A ideia é minimizar essa incidência de lesões. Possivelmente haverá lesão, isso é inerente ao futebol, não tem como prever a quantidade, mas vamos tentar minimizá-las o máximo possível”, ressaltou Guarda, em entrevista à Rádio Jovem Pan News.

“Buscamos algumas séries de avaliações de força, de mobilidade e, juntamente com a montagem do planejamento da parte física, estamos intercalando exercícios para que os atletas possam estar o mais equilibrado possível e, aí sim, exercer as funções da melhor forma”, concluiu o fisioterapeuta do Alvinegro. O XV de Piracicaba estreia na Copa Paulista no dia 23 de junho, às 10h, contra a Inter de Limeira. O duelo será no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira.

Voltar