fbpx

Líder Esportes

Futebol

XV perde em casa e vai enfrentar o São Caetano

Alvinegro volta a mostrar deficiência na bola aérea e é derrotado pelo Linense

Washington Tito, atacante do XV de Piracicaba
Washington Tito foi substituído no segundo tempo contra o Linense (Foto: Marcelo Germano/JP)

Irregular, o XV de Piracicaba voltou a perder em casa neste domingo (15) pela Copa Paulista. Jogando no Barão da Serra Negra, o Alvinegro encerrou a segunda fase com derrota para o Linense, por 1×0. O gol foi marcado pelo zagueiro Godri, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Pedrinho desperdiçou a chance de empatar em cobrança de pênalti. Com o revés, o Nhô Quim encerrou o Grupo 4 em terceiro lugar (oito pontos) e avançou às quartas de final como segundo melhor terceiro colocado. Linense e Portuguesa foram primeiro e segundo na chave, respectivamente.

No geral, o time do técnico Evaristo Piza detém a quarta melhor campanha e vai enfrentar o São Caetano no mata-mata. O primeiro jogo será no ABC e a partida de volta, em Piracicaba. De acordo com o regulamento da FPF (Federação Paulista de Futebol), o XV terá a vantagem de jogar pelo empate na soma dos resultados. O gol qualificado fora de casa não é considerado critério de desempate. Além de XV e São Caetano, as quartas de final terão Inter de Limeira e Linense, Ferroviária e Santos, Desportivo Brasil e Portuguesa.

O JOGO

O primeiro tempo de XV e Linense pode ser dividido em antes e depois da parada para reidratação. No início, o Alvinegro foi superior ao adversário e perdeu três boas chances para abrir o placar. Aos 5min, Alex Willian cobrou falta na entrada da área e a bola tirou tinta da trave esquerda do goleiro Igor. Na sequência, o lance característico de Evaristo Piza: cobrança de lateral para a área e Washington Tito finalizou para fora. Aos 17min, André Cunha errou na conclusão após passe de calcanhar de Rafael Gomes.

Após a parada, o Linense cresceu e começou a rondar a meta de Mateus Pasinato. O Elefante conseguiu o gol aos 39min e expôs a fragilidade quinzista na bola aérea. Rafael Tavares bateu escanteio e o zagueiro Godri desviou de cabeça para marcar: 1×0. O resultado classificava a equipe de Lins, que precisava vencer para não ser eliminada da Copa Paulista. O XV tentou a resposta rápida e quase igualou aos 49min, em chute de Danilo Melega que saiu desviado pela linha de fundo.

PÊNALTI

O jogo demorou a esquentar no segundo tempo. O time piracicabano melhorou após as substituições feitas por Evaristo Piza, que mexeu primeiro com Léo Carvalho no lugar de Alex Willian. Aos 20min, o meia colocou a bola na cabeça do zagueiro Rodrigo, que acertou o travessão. O treinador também trocou André Cunha e Washington Tito por Pedrinho e Maikon Aquino, respectivamente. As duas peças foram chave no lance mais importante da etapa complementar: aos 37min, Maikon Aquino sofreu pênalti cobrado por Pedrinho e defendido por Igor. A bola ainda bateu na trave antes de sair.

Aos 44min, a arbitragem anulou o gol de empate ao assinalar falta de Rodrigo após cobrança de escanteio de Léo Carvalho. O árbitro Márcio Henrique de Góis, aliás, quase complicou: ele deu quatro minutos de acréscimo, que seriam sete com os três pela parada técnica. Aos 49min, o juiz encerrou a partida, esquecendo-se do tempo para hidratação. Avisado, Góis anulou a própria decisão, reiniciou o jogo e quase viu o XV empatar, mas, para alívio do árbitro e do Linense, o placar continuou o mesmo no Barão da Serra Negra.

FICHA TÉCNICA

Esporte Clube XV de Piracicaba0   XV DE PIRACICABA

Mateus Pasinato; Danilo Melega, Doni, Rodrigo e Samuel; Gilson, Bruno Formigoni, André Cunha (Pedrinho) e Alex Willian (Léo Carvalho); Washington Tito (Maikon Aquino) e Rafael Gomes. Técnico: Evaristo Piza

Clube Atlético Linense

1   LINENSE

Igor; Felipe, Marcelo Bispo, Godri e Cesinha; Fabrício, Jéfferson Maranhão (Paulo Henrique), Miguel (João Vittor) e Rafael Tavares; Johnny e Giovanni. Técnico: Vilson Tadei

Gol: Godri (LIN) aos 39min/1ºT | Árbitro: Márcio Henrique de Góis | Cartões amarelos: Rafael Gomes (XV); Marcelo Bispo (LIN) | Público: 1.719 pagantes | Renda: R$ 13.610,00

Voltar