fbpx
Futebol

XV perde, deixa o G-8 e agora ‘seca’ o São Bento

Lento e previsível, time piracicabano é derrotado pelo São Bernardo fora de casa

Evaristo Piza, técnico do XV de Piracicaba
Evaristo Piza não poderá contar com o atacante Raphael Macena na última rodada (Foto: Michel Lambstein)

Derrotado, fora do G-8 e dependendo de resultados. Esse foi o saldo da visita do XV de Piracicaba ao Estádio Primeiro de Maio, nesta quarta-feira (26), pela 14ª rodada da primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista. O Alvinegro perdeu por 3×2, de virada, para o São Bernardo. Com 20 pontos somados, o XV ocupa o nono lugar na classificação geral e ‘reza’ para que o São Bento não vença o Audax, amanhã (27), em Osasco. Em caso de triunfo sorocabano, o Nhô Quim precisaria vencer o Penapolense, no próximo domingo (30), às 11h, no estádio Barão da Serra Negra, e torcer contra Portuguesa Santista, Juventus ou Monte Azul – ao menos um deles teria que tropeçar na última rodada. Se o São Bento não ganhar do Audax, o XV dependeria apenas das próprias forças contra o rival de Penápolis. Suspenso, Raphael Macena está fora do jogo.

Com Douglas Marques de volta à zaga titular e o recém-contratado Felipe Manoel formando a dupla de volantes ao lado de Gabriel Soares, o XV de Piracicaba foi pressionado pelo adversário nos minutos iniciais, mas saiu na frente na primeira vez que foi ao ataque. Aos 9min, Douglas Marques interceptou o passe no meio-campo e deixou a bola com Kadu, que tabelou com Macena. O camisa 9 recebeu de frente para o gol, mas não foi fominha e serviu Daniel Costa, livre pelo lado esquerdo. De pé direito, o meia bateu sem chances de defesa: 1×0.

O empate do São Bernardo veio aos 31min. Após cobrança de falta de longa distância de Daniel Costa, o goleiro Moisés Júnior agarrou sem dificuldades, fez rápida reposição e encontrou o atacante Gildo, que abriu na esquerda para Douglas Santos. Na velocidade, o meia Léo Cereja ganhou do lateral-direito Jéfferson Feijão, fez a ultrapassagem e cruzou para trás. A bola chegou aos pés de Gildo, que foi mais rápido que o goleiro Mota e desviou para o fundo da rede: 1×1.

SEGUNDO TEMPO

A equipe do Grande ABC começou a segunda etapa com ligeiro domínio, mas o primeiro lance de perigo foi criado pelo Alvinegro. Aos 15min, Daniel Costa cobrou escanteio pelo lado direito e Felipe Manoel cabeceou sem marcação, mas o lateral Fernando Júnior salvou em cima da linha. A resposta do São Bernardo veio na mesma moeda. Aos 20min, Léo Cereja bateu falta central para a área, o zagueiro Diego Jussani desviou sem força para trás e Mota soltou a bola nos pés de Léo Jaime, que virou o placar: 2×1.

Em desvantagem, o técnico Evaristo Piza fez três alterações numa tacada só: Caio Mancha, Érison e Marcelinho entraram nas vagas de Gabriel Soares, Filipe Cirne e Kadu. Depois, foi a vez de Samuel Balbino ocupar o posto de Paulão, enquanto Vitor Adame substituiu Jéfferson Feijão. Desorganizado, o XV de Piracicaba virou presa fácil para o São Bernardo. Aos 42min, os donos da casa ampliaram em jogada pela esquerda de Fernando Júnior, que foi à linha de fundo e centrou rasteiro para Léo Jaime finalizar por baixo: 3×1. Aos 47min, o Alvinegro ainda diminuiu em chute de Marcelinho desviado por Caio Mancha, mas o placar terminou com triunfo dos mandantes por 3×2.

FICHA TÉCNICA

São Bernardo Futebol Clube

3   SÃO BERNARDO

Moisés Júnior; Lucas Ferron, Ferreira, Luanderson e Pará (Fernando Júnior); Rodrigo Souza, Douglas Santos (Diego), Léo Cereja (Élton) e Allan Dias; Marlyson (Léo Jaime) e Gildo (Matheus Matias). Técnico: Marcelo Veiga

2   XV DE PIRACICABA

Mota; Jéfferson Feijão, Diego Jussani, Douglas Marques e Paulão (Samuel Balbino); Gabriel Soares (Marcelinho), Felipe Manoel e Daniel Costa; Kadu (Érison), Filipe Cirne (Caio Mancha) e Raphael Macena. Técnico: Evaristo Piza

Gols: Daniel Costa (XV) aos 9min e Gildo (SBE) aos 31min/1ºT; Léo Jaime (SBE) aos 20min e aos 42min, e Caio Mancha (XV) aos 47min/2ºT | Árbitro: Humberto José Júnior | Cartões amarelos: Rodrigo Souza e Léo Cereja (SBE); Kadu e Raphael Macena (XV)

Voltar