fbpx
Futebol

XV leva virada, perde e é eliminado nos pênaltis

Nhô Quim se despede da competição; Inter teve jogador expulso no 2º tempo

Inter de Limeira 2x1 XV de Piracicaba
Vinicius converteu a última cobrança e classificou a Inter de Limeira para a final (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

O XV de Piracicaba está eliminado da Copa Paulista. Após perder por 2×1 para a Inter de Limeira, neste sábado (11), fora de casa, o time piracicabano foi derrotado nos pênaltis pelo placar de 4×3 e se despede nas semifinais da competição. Maikon Aquino colocou o Nhô Quim em vantagem no tempo regulamentar, mas Marquinhos, duas vezes, virou para o Leão. O segundo gol saiu aos 43min do segundo tempo, quando a Inter de Limeira tinha um homem a menos após a expulsão de Nickão. Nos pênaltis, André Luiz defendeu uma cobrança, mas Pedrinho e Alex Willian também desperdiçaram suas chances. O XV, agora, volta a jogar apenas em 2018.

Desfalcado do goleiro Mateus Pasinato, em negociação com o Brentford, da Inglaterra, e do atacante Bruninho, lesionado, o técnico Evaristo Piza promoveu a estreia de André Luiz no gol e escalou Maikon Aquino para completar o ataque ao lado de Washington Tito e Rafael Gomes. A proposta do XV no início do jogo foi clara: esperar a iniciativa do adversário para contra-atacar. A Inter de Limeira tinha paciência e tentava girar a bola, mas encontrava dificuldade para criar a partir da intermediária.

Em desvantagem numérica, a Inter de Limeira foi briosa: aos 43min, Vinicius cobrou escanteio e Marquinhos marcou: 2×1.

A estratégia do XV funcionou aos 26min. Washington Tito roubou a bola no meio de campo e passou para Léo Carvalho. Na diagonal, o meia colocou a bola entre os dois zagueiros para Maikon Aquino entrar na área e finalizar cruzado: 1×0. A vantagem, porém, durou apenas um minuto. Aos 27min, o lateral-direito Vinicius cruzou para Marquinhos, livre de marcação, deixar tudo igual no estádio Major José Levy Sobrinho: 1×1. Os dois gols em sequência deixaram o duelo aberto.

No último lance do primeiro tempo, o XV perdeu o centroavante Rafael Gomes, lesionado. A opção de Piza foi reforçar o meio-campo, com Alex Willian. A equipe de Limeira voltou mais ligada para a segunda etapa e quase virou aos 2min: o cruzamento de Moisés atravessou a área sem encontrar o finalizador. Aos 5min, Vinicius levantou na cabeça de Lucas Douglas, mas André Luiz interceptou o passe e evitou o gol. O time piracicabano rifava a bola e aceitava a pressão. Evaristo Piza mudou pela segunda vez com Rafael Rosa no lugar de Washington Tito.

PRESSÃO

Apesar do domínio, a Inter de Limeira não conseguia o gol e impacientava o público. A última mexida de Piza foi exatamente para segurar o empate: Maikon Aquino foi substituído pelo volante Gilson. Nos cinco minutos finais, o Leão se atirou ao ataque. No contragolpe puxado por Gilson, o zagueiro Nickão brecou a jogada quando o volante corria em direção ao gol e foi expulso. Em desvantagem numérica, a Inter de Limeira foi briosa. Aos 42min, André Luiz fez uma defesa espetacular no chute de Tom. No minuto seguinte, Vinicius cobrou escanteio e Marquinhos marcou: 2×1.

PÊNALTIS

A virada levou a decisão para os pênaltis. André Cunha abriu a série para o XV colocando a bola no ângulo de Rafael Pin, mas Tom empatou. Na sequência, Pedrinho bateu no meio do gol e o goleiro defendeu com os pés. O segundo pênalti da Inter de Limeira foi cobrado por Lucas Douglas, que fez 2×1. A terceira cobrança do Nhô Quim foi de Léo Carvalho, empatando a série. Wesley poderia ter recolocado o Leão na frente, mas André Luiz fez linda defesa: 2×2. A alegria durou pouco: no chute seguinte, Alex Willian quase recuou a bola para defesa de Rafael Pin. Jonathan fez 3×2. Na quarta cobrança, o zagueiro Rodrigo empatou. Coube a Vinicius definir a série e classificar a Inter de Limeira para a final: 4×3.

FICHA TÉCNICA

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL DE LIMEIRA

2 (4)   INTER DE LIMEIRA

Rafael Pin; Vinícius, Balardin, Nickão e Calixto (Malcon); Ricardinho (Teco), Marquinhos e Moisés (Jonathan); Wesley, Tom e Lucas Douglas. Técnico: João Vallim

Esporte Clube XV de Piracicaba

1 (3)   XV DE PIRACICABA

André Luiz; Danilo Melega, Rodrigo, Doni e Pedrinho; Formigoni, André Cunha e Léo Carvalho; Maikon Aquino (Gilson), Washington Tito (Rafael Rosa) e Rafael Gomes (Alex Willian). Técnico: Evaristo Piza

Gols: Maikon Aquino (XV) aos 26min e Marquinhos (INT) aos 27min/1ºT; Marquinhos (INT) aos 42min/2ºT | Árbitro: Salim Fende Chavez | Cartões amarelos: Marquinhos (INT); Rafael Rosa e Bruno Formigoni (XV) | Cartão vermelho: Nickão (INT) | Público: 3.172 pagantes | Renda: R$ 38.780,00

Voltar