fbpx
Futebol

XV leva gol nos acréscimos e perde acesso para Inter nos pênaltis

Nhô Quim 'bate na trave' mais uma vez e continua na Série A2 do Campeonato Paulista

XV de Piracicaba x Inter de Limeira - Série A2 Campeonato Paulista - Semifinal - Jogo 2
Desconsolados, os jogadores do XV de Piracicaba lamentaram a perda do acesso (Foto: Michel Lambstein/Líder Esportes)

Não existe uma palavra que define melhor o sentimento do torcedor do XV de Piracicaba neste sábado (20): decepção. Com o Estádio Municipal Barão da Serra Negra lotado, o Nhô Quim derrotava a Inter de Limeira por 2×1, mas o adversário empatou a partida nos acréscimos do segundo tempo. Nos pênaltis, o Leão foi mais eficiente, ganhou por 4×3 e conquistou não apenas a classificação para a final do Campeonato Paulista da Série A2, mas também uma vaga na elite do futebol estadual em 2020. Ao XV, resta juntar os cacos e remar tudo outra vez na próxima temporada.

O jogo começou eletrizante e nervoso: logo aos 7min, houve um princípio de confusão entre Robertinho e Alison, que resultou em um cartão amarelo para cada lado. O time piracicabano tomou a iniciativa e quase abriu o placar aos 10min. Raphael Macena escapou em velocidade pela direita, deixou Jean Pablo na saudade e cruzou para Ronaldo, que teve a finalização travada. No rebote, Walfrido bateu com força, mas a bola saiu pela linha de fundo. A pressão deu resultado aos 13min. Em cobrança de falta do meio da rua, o zagueiro Gilberto Alemão encheu o pé e fez explodir o estádio: 1×0.

XV de Piracicaba x Inter de Limeira - Série A2 Campeonato Paulista - Semifinal - Jogo 2

Gilberto Alemão marcou o terceiro gol dele em cobrança de falta na Série A2 (Foto: Michel Lambstein)

A Inter de Limeira tentou responder na mesma moeda aos 21min. Oliveira cobrou falta de longa distância e acertou o alvo, mas Luiz Fernando conseguiu espalmar para escanteio. O goleiro do XV precisou trabalhar novamente quatro minutos mais tarde, em um cruzamento de Chumbinho que pegou efeito e quase o surpreendeu. O empate do Leão veio na principal jogada da equipe de Limeira: a bola parada. Após cobrança ensaiada, Nata cruzou, Marquinhos desviou de cabeça e o ex-quinzista Jean Pablo deixou tudo igual: 1×1.

XV de Piracicaba x Inter de Limeira - Série A2 Campeonato Paulista - Semifinal - Jogo 2

Kadu fez o segundo gol do time piracicabano, ainda no primeiro tempo (Foto: Michel Lambstein)

A resposta do Nhô Quim foi a melhor possível. Um minuto depois, Macena fez novo lance pela direita e centrou para Kadu estufar a rede aos 32min: 2×1. Antes do intervalo, mais uma oportunidade para cada lado. Aos 39min, Ronaldo aproveitou um cruzamento de Misael, ganhou da marcação pelo alto e cabeceou com estilo, mas a bola parou na trave. Aos 44min, foi a vez da Inter de Limeira carimbar o travessão do goleiro Luiz Fernando, que ainda tocou na bola cabeceada por Nata e evitou o gol.

SEGUNDO TEMPO

As duas equipes voltaram sem alterações para a etapa complementar, que começou com o time limeirense em cima e quase igualando o marcador com o volante França, mais uma vez pelo alto. O Leão atacava, mas permitia os contragolpes. Aos 8min, Ronaldo lançou Macena em profundidade e o camisa 11 ganhou de Jean Pablo na corrida, mas perdeu o ângulo para finalizar e acabou concluindo pela linha de fundo. Aos 12min, Jéfferson Feijão e Walfrido triangularam pela direita, mas Ronaldo não conseguiu chegar a tempo de empurrar a bola para o fundo da rede.

No minuto seguinte, Kadu levou muito perigo em batida de fora da área. A partida continuava tensa e, aos 17min, o técnico Tarcísio Pugliese foi expulso após discutir com o volante França, que recebeu apenas o cartão amarelo. A primeira mudança do Nhô Quim foi com a entrada de Bruninho no lugar de Misael. Depois, foi a vez de Lucas Formiga ocupar a vaga de Kadu. As duas mexidas ocorreram por desgaste físico. Na última alteração, foi a vez Cassio Gabriel entrar para a saída de Macena, lesionado.

XV de Piracicaba x Inter de Limeira - Série A2 Campeonato Paulista - Semifinal - Jogo 2

A festa feita pelos torcedores antes do jogo não pôde ser repetida no final (Foto: Michel Lambstein)

Os minutos finais foram eletrizantes. Aos 36min, Bruninho foi lançado pela direita, tirou o zagueiro Oliveira do lance e deu uma cavadinha para superar o goleiro Rafael Pin, que resvalou na bola e a fez perder força. O zagueiro Jean Pablo correu e chegou a tempo de salvar o Leão em cima da linha. A resposta da Inter de Limeira foi fulminante. Aos 46min, Marquinhos fez bom lance individual pela direita e bateu cruzado, mas Luiz Fernando espalmou. Na sobra, Elvis estava totalmente livre, empatou o confronto e levou a decisão para os pênaltis.

PÊNALTIS

Nas penalidades, Ronaldo colocou o XV em vantagem, mas Jean Pablo deixou tudo igual. Na sequência, Gilberto Alemão fez 2×1 e Chumbinho empatou novamente. Bruninho parou em Rafael Pin e Luiz Fernando pegou a cobrança de Tcharlles para manter o 2×2 no placar. Douglas Marques recolocou o Nhô Quim à frente e Mael também fez: 3×3. Na última cobrança, Cassio Gabriel acertou o travessão. França teve nos seus pés a classificação da Inter de Limeira, mas isolou pela lateral. Só que Rafael Pin brilharia outra vez na cobrança de Fraga. Coube então ao zagueiro Oliveira dar o acesso para os visitantes e fechar a série em 4×3.

FICHA TÉCNICA

Esporte Clube XV de Piracicaba

2 (3)   XV DE PIRACICABA

Luiz Fernando; Jéfferson Feijão, Douglas Marques, Paulão e Robertinho; Fraga, Walfrido e Misael (Bruninho); Kadu (Lucas Formiga), Ronaldo e Macena (Cassio Gabriel). Técnico: Tarcísio Pugliese

2 (4)  INTER DE LIMEIRAASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL DE LIMEIRA

Rafael Pin; Alison (Michel), Oliveira, Jean Pablo e Malcoon; França, Marquinhos, Nata (Jorge Elias) e Chimbinho; Tcharlles e Elvis (Mael). Técnico: João Vallim

 

Gols: Gilberto Alemão (XV) aos 13min, Jean Pablo (INT) aos 31min e Kadu (XV) aos 32min/1ºT; Elvis (INT) aos 46min/2ºT | Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias de Araújo | Cartões amarelos: Robertinho, Ronaldo, Walfrido e Macena (XV); França, Marquinhos, Tcharlles e Alison (INT) | Público: 14.669 pagantes | Renda: R$ 239.555,00

Voltar