fbpx
Futebol

XV faz jogo ‘sólido’, vence e se reabilita na A2

Everton marcou o gol da vitória contra o Juventus; time mostrou 'vontade'

Everton, atacante do XV de Piracicaba
Everton marcou pela segunda vez com a camisa do time piracicabano (Foto: Michel Lambstein)

O XV de Piracicaba conseguiu neste domingo (21) sua primeira vitória na Série A2 do Campeonato Paulista. Jogando na Rua Javari, em São Paulo, o Nhô Quim venceu o Juventus por 1×0, gol marcado pelo atacante Everton. O triunfo passou pelo bom trabalho coletivo realizado pelo time piracicabano, que mandou no primeiro tempo e segurou a vantagem como pôde na etapa complementar. Escalado como primeiro volante, Guly fez bela partida. A equipe do técnico Evaristo Piza, 11ª colocada ao término da segunda rodada, volta a campo na próxima quarta-feira (24), contra o Oeste no estádio Barão da Serra Negra.

A principal novidade na escalação inicial do XV foi a presença do volante Fraga no meio-campo, situação treinada nos minutos finais do coletivo realizado na última sexta-feira (19). Jobinho saiu do time titular, que foi a campo com três volantes e Léo Carvalho como armador. Nas laterais, Danilo Melega e Rubens Carvalho ficaram com a titularidade nos lados direito e esquerdo, respectivamente. A primeira chance do jogo foi criada pelo Alvinegro aos 7min, quando Everton deixou Fabinho na cara do gol, mas o atacante tocou sem força e facilitou a vida do goleiro André Dias.

O XV abriu o placar aos 17min. Léo Carvalho fez lançamento e o lateral Léo Cunha errou ao tentar o corte, deixando a bola limpa para Everton. O camisa 11 teve tranquilidade para rolar na saída de André Dias: 1×0. Em desvantagem, o Juventus ficava mais tempo com a bola, mas o Alvinegro era mais perigoso quando chegava ao ataque. Aos 34min, Everton serviu Jonathan Costa, que invadiu a área e finalizou para defesa parcial do goleiro. O volante pegou o rebote, mas bateu mascado e desperdiçou a oportunidade para ampliar.

PRESSÃO

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem substituições. O Moleque Travesso teve a iniciativa e chegou com perigo aos 5min, em cobrança de falta frontal de Jean Carlos que Samuel Pires espalmou para escanteio. Aos 20min, o Juventus quase empatou. Pela esquerda, Saturnino encontrou espaço para cruzar e Jean Carlos desviou com o bico da chuteira. A bola balançou a rede pelo lado de fora. Recuado, o XV aceitava a pressão do adversário e não conseguia encaixar os contragolpes.

A primeira mudança de Evaristo Piza foi com Jobinho no lugar de Fabinho, esgotado fisicamente. Além de atacar, ele teve a função de ajudar na marcação pela esquerda da defesa. Na sequência, Jonathan Costa saiu para a entrada de André Cunha. O Juventus, porém, seguia melhor. Aos 27min, Samuel Pires fez excelente defesa na finalização de Ronsinei. A última cartada de Piza foi no meio-campo: Rafael Rosa na vaga de Léo Carvalho. As tentativas não impediram o Juventus de encurralar o Nhô Quim. O empate quase veio aos 37min, em chute de média distância de Rafael. Defendendo-se, o XV ainda teve chance de ampliar no último lance, com Everton, mas o placar permaneceu inalterado.

FICHA TÉCNICA

Juventus Futebol Clube

0  JUVENTUS

André Dias; Léo Cunha, Hebert, Robson e Saturnino; Janderson (Nata), Wendel, Rosinei e Baroni (Rafael); Jean Carlos e Ricardinho (Weldon). Técnico: Edmilson de Jesus

Esporte Clube XV de Piracicaba

1   XV DE PIRACICABA

Samuel Pires; Danilo Melega, Vinicius Simon, Jean Pablo e Rubens Carvalho; Guly, Fraga, Jonathan Costa (André Cunha) e Léo Carvalho (Rafael Rosa); Fabinho (Jobinho) e Everton. Técnico: Evaristo Piza

Gol: Everton (XV) aos 17min/1ºT | Árbitro: Douglas Marques das Flores | Cartões amarelos: Hebert (JUV); Guly e Vinicius Simon (XV) | Público: 2.536 pagantes | Renda: R$ 42.650,00

Voltar