fbpx
Futebol

XV dispensa 5; cartola do Guarani nega racismo

Jean Carlos, Doni, Gilson, Norton e Rafael Gomes deixam o time piracicabano

Rafael Gomes, atacante do XV de Piracicaba
Rafael Gomes agradeceu ao clube nas redes sociais: 'Saio daqui como torcedor' (Foto: Arquivo/Líder Esportes)

Dois dias após encerrar a participação no Campeonato Paulista da Série A2, a diretoria do XV de Piracicaba deu início ao processo de reformulação do elenco. Nesta sexta-feira (6), cinco atletas rescindiram contrato com o clube. São eles: o goleiro Jean Carlos, o zagueiro Doni, o volante Gilson, o meia Norton e o atacante Rafael Gomes. O número deve aumentar consideravelmente nos próximos dias, pois a previsão de início para a Copa Paulista, segundo o documento enviado pela FPF (Federação Paulista de Futebol), é dia 5 de agosto.

Duo Imóveis

A diretoria irá se reunir na próxima semana para definir a situação da comissão técnica, em especial a continuidade ou não do treinador Evaristo Piza, cujo contrato se encerra na terça-feira (10). “Todas as equipes que planejaram dessa forma (longo prazo) atingiram o objetivo. O Luis Carlos Martins (treinador) ficou dois anos no São Caetano para subir no terceiro. Muitas vezes, você não atinge o objetivo e parece estar tudo errado, mas não funciona assim. Vamos analisar o que está certo e errado. Se a diretoria achar que a minha continuidade para o clube será boa, estarei à disposição como sempre estive”, afirmou Piza.

“A Série A2 terminou agora para nós, infelizmente, sem a conquista do nosso objetivo, que era o acesso. O momento é de buscarmos soluções para equilibrarmos o nosso orçamento para a Copa Paulista, inclusive devido aos gastos que tivemos na Série A2, e só depois que o cronograma financeiro estiver mais claro é que poderemos definir a questão da permanência do Evaristo Piza e a composição da comissão técnica. A nossa intenção é que o Piza permaneça, mas há um período longo até o início previsto para a Copa Paulista e, até por merecimento, pela competência que ele tem e pelo trabalho desenvolvido aqui, ele pode receber uma proposta de outra equipe”, disse o presidente Celso Christofoletti.

REPÚDIO?

Imagens gravadas na última quarta-feira (4) nas arquibancadas do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, mostram um torcedor do Guarani fazendo gestos racistas em direção ao setor em que ficou a torcida do XV de Piracicaba. O responsável pelo ato ainda não foi identificado. Além do racismo, os torcedores quinzistas sofreram com um ônibus apedrejado na rodovia Luiz de Queiroz, na ida a Campinas. O fato deixou uma senhora de 60 anos de idade ferida na cabeça.

+ Imagens mostram torcedor do Guarani fazendo gestos racistas; veja o vídeo

Em nota enviada por WhatsApp à imprensa, o Guarani repudiou nesta sexta-feira (6) o gesto de racismo. “O clube ressalta que atitudes como essa são individuais, isoladas, não representam e jamais representarão o tamanho de sua história”, diz trecho do comunicado. Em entrevista ao site A Cidade ON, porém, o presidente do Bugre, Palmeron Mendes, disse que o torcedor imitou um macaco em alusão à Ponte Preta, maior rival do Guarani. Ele afirmou ainda que não vê como ‘racista’ o gesto do torcedor ao esfregar a mão sobre o braço. “Não faço essa leitura”, finalizou.

BASE

Tem início neste sábado (7) o Campeonato Paulista nas categorias sub-15 e sub-17. As duas equipes do XV de Piracicaba estreiam no Barão da Serra Negra contra o São Carlos, com a equipe infantil entrando em campo às 9h e o juvenil às 11h. O sub-15 é comandado pelo técnico Rafael Vinícius, enquanto Dênis Augusto segue no comando do time sub-17. As equipes do Alvinegro estão no Grupo 4, ao lado de Guarani, Independente, Rio Branco, Rio Claro, São Carlos e União Barbarense.

O Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão começará no dia 13 de abril. O Nhô Quim, está no Grupo 2, ao lado de Botafogo, Ferroviária, Inter de Limeira, Rio Branco, Rio Claro, União Barbarense e Velo Clube. A estreia do time piracicabano será no dia 14 de abril, às 15h, contra o Botafogo no estádio Barão da Serra Negra. O Alvinegro é dirigido por Diego Favarin.

Voltar