fbpx
Basquete

XV conhece adversários e abre temporada do basquete em março

Alvinegro disputará Campeonato Estadual Sub-18 e Sub-20, além da Copa São Paulo Adulto

*Capa: Arquivo/Adilson Zavarize

As equipes masculinas sub-18, sub-20 e adulta do XV de Piracicaba já sabem quando e contra quais adversários vão estrear na temporada 2022. As categorias de base (XV/Cristóvão) abrem o Campeonato Estadual no dia 30 de março, em rodada dupla contra Franca, fora de casa. O elenco adulto (XV/Selam) inicia a Copa São Paulo no dia 27 do mesmo mês, também como visitante. O rival será Araraquara. O técnico Carlos Alberto Felipe Soares, o Baiano, será o responsável pelo comando dos três times, que mandarão seus jogos no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas.

Na Copa São Paulo, nove equipes estão inscritas. Na fase de classificação, os times foram divididos em dois grupos com jogos em turno e returno, com os quatro melhores de cada chave avançando para os playoffs, que serão disputados no sistema melhor de três partidas. A decisão será disputada em sistema de cruzamento olímpico (final four). Além de Araraquara, o elenco adulto do XV/Selam encara as representações de Tatuí, Assis e Sorocaba na primeira etapa da competição.

BASE

No Campeonato Estadual, que também é organizado pela Federação Paulista de Basquete (FPB), serão 24 participantes em cada categoria (sub-18 e sub-20). Os times foram separados em duas chaves de 12 equipes, com as oito melhores classificados avançando para os playoffs. Em 2021, o XV/Cristóvão ficou com a quarta colocação no Paulista Sub-18, enquanto a equipe sub-16 se sagrou campeã da Copa São Paulo. O Alvinegro não participou de torneios na categoria sub-20 na última temporada.

Voltar