XV busca reabilitação novamente contra Red Bull
Após vitória em 2015, também pela quinta rodada, equipe quer repetir desfecho


Assim como em 2015, o XV de Piracicaba chega à quinta rodada do Campeonato Paulista sem vencer no torneio. O adversário também é o mesmo em relação ao ano passado: o Red Bull. Naquela oportunidade, o Nhô Quim conseguiu uma vitória por 3×2, fora de casa. A torcida do Alvinegro espera pelo mesmo desfecho neste sábado (20), quando as duas equipes se enfrentarão no estádio Barão da Serra Negra a partir das 19h. No entanto, além do local, há mais diferenças entre as duas situações.
Adriano Ferreira, Dão e Héverton são os desfalques do XV para o jogo diante do Red Bull
O XV havia sofrido quatro derrotas até aquele triunfo, enquanto o time de 2016 perdeu duas partidas e obteve dois empates neste início de competição. A outra mudança diz respeito ao treinador. Em 2015, apesar dos fracassos, Roque Júnior se manteve no comando do Nhô Quim para o jogo diante do Red Bull. Claudinho Batista, por outro lado, foi demitido pelo clube na última quarta-feira (17), depois do revés por 2×1 para o Rio Claro, em Piracicaba.
No confronto deste fim de semana, a equipe será dirigida por Ronaldo Guiaro, técnico da categoria sub-20. “É uma pessoa que conhece o futebol e tem nossa confiança. Assistiu a diversos jogos do XV neste ano e também acompanhou partidas do Red Bull”, disse o vice-presidente e diretor de futebol do Alvinegro, Renato Bonfíglio. Guiaro não terá à disposição o zagueiro Dão, o volante Adriano Ferreira, ambos com lesão muscular, e o meia Héverton, com uma tendinite – o jogador passará por uma reavaliação na segunda-feira (22).
O XV ocupa a quarta posição no Grupo C com dois pontos, sete a menos em comparação ao Audax, vice-líder da chave. Na classificação geral, o Nhô Quim está em 18º lugar, na zona de rebaixamento. Bonfíglio, porém, ainda acredita no acesso à Série D do Brasileiro, que inicialmente era o principal objetivo da diretoria – as vagas são destinadas aos dois clubes melhores colocados entre aqueles que não disputam o Nacional. “Dá tempo ainda, só que precisa começar a ganhar os jogos”, afirmou o dirigente.
MUDANÇAS?
Guiaro promoveu um treino com portões fechados nesta sexta-feira (19), no Barão da Serra Negra. Diferente de Claudinho, o treinador é adepto ao esquema 4-4-2, formação que ele implantou no XV durante a Copa São Paulo Júnior. Há a expectativa, então, de que técnico desfaça o sistema de dois atacantes pelas pontas e escale o time com quatro jogadores no meio. Gerson Magrão, Gilsinho e Aloísio brigariam por duas vagas nesse setor. Atletas com pouco espaço com Claudinho, como Lucas Pavone e Clayton, também podem ser utilizados.
“A expectativa é sempre boa. Eu acho que a cautela é necessária, pois foram poucos treinamentos e não conheço os jogadores a fundo, por não ter acompanhado as atividades de perto. Mas os integrantes da comissão técnica estão me auxiliando com várias informações e, diante disso, vamos procurar montar um time que consiga a vitória”, declarou Guiaro, que foi zagueiro da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.
FICHA TÉCNICA
![]() XV DE PIRACICABA Bruno Brígido; Daniel Damião, Fábio Sanches, Heitor e Julinho (Lucas Pavone); Magal, Léo Salino, Gilsinho (Henrique Santos) e Gerson Magrão (Aloísio); Fabinho e Rivaldinho. Técnico: Ronaldo Guiaro |
![]() RED BULL Saulo; Everton Silva, Willian Magrão, Diego Sacoman e Breno Lopes; Luan, Nando Carandina e Tiago Galhardo (Rafael Costa); Misael, Edmilson e Roger. Técnico: Maurício Barbieri |
Árbitro: Marcio Henrique de Gois | Horário: 19h | Local: Barão da Serra Negra | Transmissão: Sportv
