fbpx
Basquete

XV anuncia volta às quadras e projeto ambicioso no basquete

Time piracicabano contrata treinador e inicia nova fase com categorias sub-16 e sub-18

Montanha disputou o NBB pelo Unifacisa-PB como assistente técnico (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)

A Associação de Basquetebol XV de Piracicaba anunciou nesta terça-feira (8) que voltará ao cenário competitivo em 2021. Os primeiros passos serão dados com a disputa do Campeonato Paulista nas categorias sub-16 e sub-18, além da criação de novos núcleos de iniciação esportiva. A longo prazo, o time piracicabano almeja chegar ao NBB, principal competição nacional do país. De quebra, o Alvinegro confirmou nas redes sociais a contratação do técnico Gustavo Freitas, o Montanha, que comandou recentemente a equipe adulta do Rio Claro na Liga Ouro e disputou o NBB pelo Unifacisa-PB como assistente técnico.

“Após alguns anos cuidando apenas da iniciação desportiva e de projetos sociais, temos orgulho de anunciar que o XV de Piracicaba voltará a disputar campeonatos no basquete. Nosso projeto é ambicioso e visa conquistas a médio e longo prazo, com objetivo principal de participar novamente de competições importantes, como é o Paulista e o NBB. Estamos trazendo pessoas novas, com ideias novas, mas sempre com o apoio de gestores que possuem experiência e conhecem o XV melhor do que ninguém”, afirmou o gerente Daniel Guedes.

Enquanto aguarda a aprovação de projetos via Lei de Incentivo ao Esporte, para depois iniciar o processo de captação, o Alvinegro conta com o suporte de um grupo de empresários. “Temos muita tradição, que foi iniciada em 1954 e contou com atletas de grande prestígio, como Wlamir Marques, Pecente, Waldemar Blatkauskas, Maria Helena e Heleninha. Campeões mundiais e medalhistas olímpicos. É com essa inspiração, aliada a uma gestão profissional e moderna, que queremos colocar o XV no principal cenário do basquete nacional”, completou Guedes.

TREINADOR

Perguntado sobre a contratação do novo técnico, o gerente enalteceu o trabalho de Montanha. “O XV precisava de um profissional que conseguisse aliar a atenção na formação dos atletas na base com a experiência de comandar equipes adultas. O Montanha vem para ajudar nesse novo desafio, ele participou da formação de vários atletas que estão no NBB e hoje compõem a seleção brasileira de base e adulta, além de ter uma bagagem internacional com passagens por EUA, Itália e Espanha. É o profissional que o XV buscava”, disse Guedes.

Gustavo Freitas, o Montanha, técnico da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba

O XV anunciou a contratação de Montanha nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Em nota divulgada no Instagram da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba (@xvbasqueteoficial), o treinador declarou estar ‘honrado’ por fazer parte do novo projeto quinzista. “É uma honra ser convidado para comandar um projeto ambicioso como o XV Basquete. Joguei por dois anos em Piracicaba e tenho um carinho enorme por essa cidade. Tenho certeza que vamos formar atletas e resgatar o basquete profissional da cidade”, destacou Gustavo Freitas, o Montanha.

Voltar