fbpx

Líder Esportes

Karatê

Vinicius Figueira decide vaga olímpica em Portugal

Brasileiro, treinado pelo piracicabano Diego Spigolon, disputa etapa da Liga Mundial

*Capa: Arquivo Pessoal

O karateca Vinicius Figueira entra no tatame neste fim de semana, na Altice Arena, em Portugal, para a disputa da etapa de Lisboa da Premier League, a Liga Mundial de Karatê. O evento é decisivo para a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O atleta brasileiro, que é treinado pelo piracicabano Diego Spigolon, coordenador técnico da seleção brasileira, briga pela vaga olímpica na categoria -67 kg. O adversário direto é o egípcio Ali Elsawy – Figueira inicia o torneio com 360 pontos de vantagem sobre o rival.

Campeã na etapa de Istambul da Premier League, Valeria Kumizaki também participa da competição na capital portuguesa com o objetivo de seguir sonhando com a classificação para as Olimpíadas na categoria -55 kg. Assim como ocorreu na Turquia, o evento em Lisboa não terá presença de público e colocará em prática o protocolo para o combate da Covid-19 desenvolvido pela Federação Mundial de Karatê (WKF, na sigla em inglês), o qual incluirá testes RT-PCR.

“É uma competição decisiva, a última etapa da Premier League que vale pontos para os Jogos Olímpicos. O Vinícius está treinando super bem, está muito preparado para o desafio. É uma semana de muita tensão, mas tenho certeza de que ele se sairá muito bem”, afirmou Spigolon. Para conquistar o título em Lisboa, o campeão terá que disputar seis lutas, o que pode render o total de 990 pontos no ranking para Tóquio. De acordo com o chaveamento, Figueira e Ali Elsawy poderiam se enfrentar nas semifinais. O derrotado no ‘confronto’ terá uma segunda chance no Pré-Olímpico de Paris, agendado para o mês de junho.

Voltar