fbpx
Futebol

Vice em 1998, zagueiro visita escola em Piracicaba

André Cruz foi convocado pelo técnico Zagallo para o Mundial na França

André Cruz, ex-zagueiro da seleção brasileira
André Cruz foi convocado para a Copa do Mundo de 1998, na França, mas não chegou a atuar (Foto: Reprodução)

O ex-jogador André Cruz, vice-campeão mundial com a seleção brasileira, visita nesta quinta-feira (14) a EE PEI Antonio Pinto de Almeida Ferraz (Apaf). O encontro acontece a partir das 10h. Piracicabano, André Cruz fez parte do grupo comandado pelo técnico Zagallo, que disputou a Copa do Mundo da França, em 1998. Na oportunidade, o Brasil foi derrotado na decisão para os anfitriões, na decisão do Mundial, por 3×0.

O ex-zagueiro virá ao Apaf para falar aos alunos sobre a experiência como jogador de Copa do Mundo, os bastidores do futebol e, depois, abrirá espaço para perguntas dos estudantes. A vinda de André Cruz faz parte do projeto Copa do Mundo do Apaf, que ainda terá uma exposição sobre a maior competição do futebol mundial e um torneio interclasses, com os times levando nomes das seleções que participam da competição na Rússia.

TRAJETÓRIA

André Cruz começou a carreira nas categorias de base da Ponte Preta, tendo se profissionalizado como jogador em 1987. Campeão dos Jogos Pan-Americanos em 1987, esteve também na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Um ano mais tarde, participou do elenco da seleção brasileira que conquistou a Copa América de 1989, no Brasil.

Após jogar na Ponte Preta e Flamengo, André Cruz mudou-se para a Europa, onde fez uma longa e vitoriosa carreira. Em mais de uma década no futebol europeu, o zagueiro teve passagens por clubes da Bélgica (Standard de Liège), Itália (Napoli, Milan e Torino) e Portugal (Sporting). No retorno ao Brasil, 12 anos após sua saída, jogou pelo Goiás e Internacional. Em 2004, quando realizava sua segunda passagem pelo Goiás, decidiu pendurar as chuteiras.

Voltar