fbpx
Natação

Troféu José Finkel começa sem piracicabanos

Evento reúne os principais nomes da natação do país na piscina da Unisanta

Começou nesta terça-feira (8), em Santos, a 46ª edição do Troféu José Finkel, competição disputada na piscina olímpica da Unisanta (Universidade Santa Cecília). O evento terá a presença de atletas da seleção brasileira que disputaram o Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, encerrado no último domingo (30). A baixa será Piracicaba: afetados pela crise que ronda o esporte local, sem repasse público desde o início do ano, os nadadores que representam a cidade decidiram não participar do torneio. Além de estar sem salários, eles teriam de bancar todos os custos, o que deixou a situação inviável.

O Troféu José Finkel, porém, reúne vários atrativos no litoral paulista. A  equipe brasileira que voltou da Hungria com cinco medalhas na bagagem, sendo uma de ouro e quatro de prata, estará completo em Santos. Caem na piscina os medalhistas Bruno Fratus, Cesar Cielo, Etiene Medeiros, Gabriel Santos, João Gomes Junior, Marcelo Chierighini e Nicholas Santos. Além deles, estão confirmados nomes importantes da natação nacional, como Felipe Lima, Guilherme Costa, Guilherme Guido, Henrique Martins, Joanna Maranhão, Léo de Deus, Manu Lyrio e Thiago Simon.

O campeonato, segundo em importância na temporada brasileira, atrás somente do Troféu Maria Lenk, é o primeiro após a excelente performance do Brasil no Mundial. A competição terá a participação de aproximadamente 290 atletas representando 41 agremiações de 13 Estados: Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O maior vencedor da competição e atual campeão é o Esporte Clube Pinheiros, com 13 títulos.

Voltar