fbpx
Canoagem

Thiago Serra fica em 3º; nova geração é destaque

Piracicaba consegue resultados expressivos em Seletiva Nacional e Copa Brasil

Thiago Serra, atleta da equipe de canoagem da Ascapi
Thiago Serra foi o principal atleta da Ascapi na Seletiva Nacional de Canoagem Slalom (Foto: Divulgação)

Thiago Serra foi o melhor piracicabano na Seletiva Nacional de Canoagem Slalom, evento que aconteceu nas corredeiras artificiais da Usina Hidrelétrica de Itaipu, no último fim de semana, em Foz do Iguaçu (PR). Após três provas e o descarte do pior resultado previsto no regulamento, Serra encerrou a disputa em terceiro lugar na categoria sub-23. A Ascapi/Selam (Associação de Canoagem de Piracicaba) ainda foi representada na seletiva por Bruno Cataldo, na categoria júnior, e Denis Quellis e Pedro Aversa, na categoria sub-23.

As provas definiram os representantes do Brasil nas etapas da Copa do Mundo na Alemanha, Espanha, Itália e República Tcheca, além de selecionar os participantes do país no Mundial Júnior e Sub-23, na Eslováquia, e do Mundial Sênior, na França. Apesar da vaga assegurada pelos critérios da ICF (sigla em inglês para Federação Internacional de Canoagem), Serra terá de arcar as despesas com recursos próprios para participar do Mundial da Eslováquia. O regulamento estabelecido pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) prevê que apenas os dois primeiros barcos da seletiva representam o país no Leste Europeu.

COPA BRASIL

Paralelamente, o evento reuniu no Paraná a segunda etapa da Copa Brasil. No total, a Associação de Canoagem de Piracicaba participou da competição com nove atletas. A nova geração piracicabana se destacou com duas medalhas de ouro na prova de iniciantes. Igor Bruno e Nicolas Orsi venceram a canoa dupla júnior, enquanto Vinicius Assarice foi o primeiro colocado no caiaque (categoria menor). No caiaque júnior, a medalha de bronze foi conquistada por Bernardo Vieira.

Nas provas válidas pela Primeira Divisão, Pedro Aversa e Thiago Serra subiram ao lugar mais alto do pódio na canoa dupla. Ao lado de Denis Quellis, a dupla ainda venceu a prova por equipes na canoa individual. A Ascapi ainda ficou com a prata de Thiago Diniz na categoria máster e garantiu o bronze na canoa júnior com Bruno Cataldo. Focado nas provas do Circuito Estadual, o grupo comandado pelo técnico Gustavo Gozzo está confirmado no Campeonato Brasileiro, previsto para o mês de outubro, em Três Coroas (RS).

Nicolas Orsi, atleta da equipe de canoagem da Ascapi

Nicolas Orsi contribuiu para a vitória de Piracicaba na canoa dupla júnior em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação)

Voltar