fbpx

Líder Esportes

Jiu-Jitsu

Thiago Monte mira título do Campeonato Brasileiro

Atleta piracicabano participa do principal evento nacional da modalidade

Thiago Monte, lutador de jiu-jitsu da equipe Alliance JJ
O piracicabano Thiago Monte quer o título do Campeonato Brasileiro (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

Na reta final de preparação, o lutador Thiago Monte, 39, participa do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que será realizado de 1º a 5 de maio, em Barueri. O atleta piracicabano, que representa a academia Alliance JJ, é faixa preta e disputa a categoria máster 2 meio-pesado, luta no sábado (4). A competição será a segunda oficial de Thiago Monte em 2019, após a participação no Pan-Americano, em março, nos Estados Unidos. O lutador, inclusive, garante que já superou a frustração vivida na Califórnia, quando foi prejudicada pela arbitragem.

“A frustração que tive no Pan-Americano foi difícil digerir, mas o (árbitro) responsável por eu ter saído da competição já foi punido, não arbitrou o Rio Fall e provavelmente não vai arbitrar o Campeonato Brasileiro. A geladeira servirá para ele ser imparcial, mas para mim ficou uma sensação de injustiça, porque eu treinei muito para estar lá. De qualquer maneira, é hora de virar a página e pensar no Brasileiro. Faz 20 anos que estou no jiu-jitsu e não sou de falar de arbitragem”, afirmou o piracicabano.

Apesar do resultado, Thiago Monte trouxe na bagagem novas experiências do exterior, que ele espera colocar em prática nos próximos eventos. “Foi um período maravilhoso, o Laércio Fernandes é um amigo que mora na Califórnia há algum tempo e me recebeu super bem, me deu todo suporte, fiz treinos muito bons. Treinei com grandes atletas do wrestling, que têm uma base muito forte. Foi uma experiência positiva, aprendi muita coisa com ritmo e metodologia de treino diferentes”, relatou.

ALTO NÍVEL

Perguntado sobre a dificuldade que espera encontrar no Brasileiro, Monte reconheceu que o nível do Nacional será ‘excelente’, com adversários preparados para dar a ‘vida’ na competição. Na categoria do piracicabano, são 51 atletas inscritos. “A expectativa é grande, é um dos meus objetivos na temporada. Quem estiver mais bem preparado, tanto física quanto psicologicamente, vai disputar os primeiros lugares. Tenho condição, minha equipe fez um trabalho muito bom e meu professor Flávio Junqueira sempre me orienta nesse sentido”, disse.

Bicampeão paulista e internacional de jiu-jitsu, e vice-campeão mundial na categoria máster, o lutador piracicabano recebe o auxílio da nutricionista Bruna Castelani e do preparador físico Vitor Maichaki. A preparação técnica fica a cargo do professor Flávio Junqueira (Alliance JJ), faixa preta de Fábio Gurgel. Thiago Monte participa do Campeonato Brasileiro patrocinado pela Bio Eco Esportes, Claudinho’s Restaurante, EG Motor Sport, Medicinallis e Vila Romana Padaria.

Voltar