fbpx
Jiu-Jitsu

Thiago Monte busca título do Pan na Califórnia

Lutador piracicabano estreia na temporada em evento nos Estados Unidos

Thiago Monte e Flávio Junqueira, atleta e treinador da equipe Alliance JJ Piracicaba
Thiago Monte e Flávio Junqueira, atleta e treinador que representam a equipe Alliance JJ (Foto: Líder Esportes)

O piracicabano Thiago Monte, 39, embarca no próximo dia 18 para a Califórnia, nos Estados Unidos. De 20 a 24 de março, ele entra no tatame instalado na cidade de Irvine, em busca do título do Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu. Monte, que representa a academia Alliance JJ, é faixa preta e disputa a categoria máster 2, meio-pesado. O evento no exterior não é uma novidade para o atleta: em 2016, o piracicabano conquistou o terceiro lugar no torneio, que também foi realizado na Califórnia.

Bicampeão paulista e internacional, e vice-campeão mundial máster, Monte treina desde o mês de novembro para o Pan, com o auxílio da nutricionista Bruna Castelani e do preparador físico Vitor Maichaki. A preparação técnica está a cargo do professor Flávio Junqueira, faixa preta de Fábio Gurgel. Após seis anos treinando em São Paulo, Junqueira retornou a Piracicaba. “O Thiago está muito bem na categoria dele, é um atleta duro e a expectativa é a melhor  possível”, afirmou o professor.

Treino para ganhar sempre e contra qualquer adversário, porque ser mais um no tatame eu não quero

Segundo Junqueira, a experiência pode favorecer o lutador. “Acho que ele está bem preparado, pois conhece o evento e sabe as dificuldades que vai enfrentar. Em relação à ansiedade, o Thiago está pronto. Não tem o fator surpresa, ele sabe o que vai encontrar”, disse. O psicológico é apenas um dos aspectos trabalhados pelo atleta na fase de preparação, a qual o próprio Monte classificou como ‘árdua’. Foram quase cinco meses cansativos que envolvem dieta, disciplina e treinos. No período, ele ainda se recuperou de uma lesão no adutor.

“A cabeça está boa, focada, e a parte cardiovascular está perfeita. Estou indo competir feliz, sem aquela responsabilidade extra. É claro que existe pressão por ser um campeonato organizado pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), que faz parte do Grand Slam (principais eventos da federação). A minha expectativa é ficar entre os primeiros, tenho treinado duro para isso. O nosso plantel aqui é espetacular, com atletas vencedores. O material humano ajuda a evoluir e espero brigar pelo título”, destacou Monte.

CALENDÁRIO

Após o Pan-Americano, o lutador viaja para o Paraná, onde disputa em abril o Curitiba BJJ Pró. No início de maio, ele estará em Barueri para participar do Campeonato Brasileiro. “Treino para ganhar sempre, porque ser mais um eu não quero. O mais difícil é aqui (treino), porque lá (competição) você vai apenas aplicar o que aprendeu”, finalizou. Thiago Monte participa do Pan patrocinado pela Bio Eco Esportes, Claudinho’s Restaurante, EG Motor Sport, Medicinallis e Vila Romana Padaria.

Voltar