fbpx

Líder Esportes

Karatê

Spigolon exalta retorno de Hernani após série de lesões

Treinador enaltece trabalho de recuperação; Piracicaba segue como referência na modalidade

Diego Spigolon e Hernani Veríssimo - Campeonato Brasileiro de Karatê 2021
Diego Spigolon e Hernani Veríssimo, durante o Campeonato Brasileiro de Karatê (Foto: CBK/Divulgação)

O mês de setembro foi especial para Hernani Veríssimo. O karateca voltou aos tatames após dois anos enfrentando lesões consecutivas nos dois joelhos e faturou o título do Meeting Nacional e do Campeonato Brasileiro Sênior, ambos na categoria -75 kg. Entre as duas competições nacionais, o atleta da Sport Way também disputou a etapa da Premier League realizada no Cairo, no Egito, mas foi derrotado pelo italiano Daniele de Vivo. Agora, o lutador se prepara para mais dois desafios internacionais: o Pan-Americano, que acontece entre os dias 18 e 24 de outubro, em Punta del Este, e o Campeonato Mundial, que será realizado em novembro, em Dubai.

Para o treinador Diego Spigolon, o retorno do karateca aos tatames não poderia ter sido melhor. “Foi uma ótima volta. Ele teve um desempenho excepcional nas duas competições nacionais, que reuniu os principais atletas da categoria, e mostrou que retornou em alto nível técnico. O trabalho de recuperação foi muito bem feito, com bons profissionais assessorando ele o tempo inteiro e isso fez toda a diferença para que ele conseguisse um bom desempenho e com segurança. Ele está treinando diariamente e a cada está mais confiante”, destacou o técnico.

“Não será fácil, mas o Hernani já mostrou em outras oportunidades que pode ser campeão e subir ao pódio”

As próximas competições exigirão ainda mais de Hernani, mas o treinador não esconde o otimismo em relação ao desempenho do lutador. “Sabemos das condições dele, conhecemos os atletas que estarão no Pan-Americano. Não será fácil, mas ele já mostrou em outras oportunidades que pode ser campeão e subir ao pódio. No Mundial, o nível é ainda mais alto. O pódio é muito almejado por todos nós, mas o Hernani está voltando agora após as lesões, enquanto os adversários já estão no ritmo de treinamento e competições há mais tempo. Acredito que ele pode surpreender”, disse Spigolon, que também é coordenador técnico da seleção brasileira.

PROMESSAS

Piracicaba é uma das referências no karatê nacional e desperta o interesse de atletas que se destacam dentro e fora do país, e que escolhem a cidade para treinar. O último exemplo é o lutador Gabriel Stankunas, que veio de Praia Grande e atualmente faz a preparação com o técnico Deigo Spigolon e a equipe Sport Way. O karateca foi vice-campeão do Meeting Nacional e do Campeonato Brasileiro na categoria -60 kg, e agora está em Moscou, na Rússia, para a disputa de nova etapa da Premier League.

“O Gabriel ainda é jovem, mas tem experiência de seleção brasileira na base. O momento dele vai chegar e tenho certeza que, daqui a alguns anos, e ele terá condições de ser o número um da categoria. A Premier League é uma competição de altíssimo nível e eu acredito que ele tem condições de fazer boas lutas e, quem sabe, conquistar um lugar no pódio. Ele tem se dedicado bastante, tem feito a preparação física e técnica aqui na Sport Way”, falou Spigolon.

Além de Gabriel, Giovani Felipin, que também treinou em Piracicaba, venceu o Meeting Nacional e o Brasileiro na divisão +84 kg. A Sport Way segue preparando atletas para as disputas nacionais. De 28 a 31 de outubro, Bárbara Amaral (+54 kg) e Gustavo Souza (-67 kg) vão participar do Brasileiro Cadete e Júnior. Eles serão acompanhados pela campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2015, Natalia Brozulatto.

Voltar