fbpx
Karatê

Seleção Brasileira treina em Piracicaba

Grupo trabalha em dois períodos; atividade termina neste domingo

Diego Spigolon, treinador da equipe piracicabana Sport Way de karatê
O técnico Diego Spigolon vê a semana como oportunidade de enriquecimento técnico (Foto: Líder Esportes)

Piracicaba será nesta semana a capital nacional do karatê. Desde segunda-feira (28), a base da seleção brasileira adulta está na cidade e treina nas instalações da academia Sport Way. Isabela dos Santos (categoria +68 kg), Julia Hort (-55 kg), Valeria Kumizaki (-55 kg) e Vinicius Figueira (+67 kg) foram os primeiros a chegar e se juntaram aos dois atletas de Piracicaba que integram a seleção brasileira sênior: Hernani Veríssimo (-75 kg) e Natalia Brozulatto (-68 kg). As atividades são diárias e acontecem em dois períodos.

Nesta quarta-feira (30), o grupo viaja a São Paulo e participa pela manhã de um período de avaliações no NAR-SP (Núcleo de Alto Rendimento), seguido de treinamento à tarde. Na capital paulista, serão incorporados ao conjunto mais três lutadores: Erica dos Santos (-61 kg), Gabriel Stankunas (-60 kg) e Thamires Souza (+68 kg). A programação continua quinta (31) e sexta-feira (1º), em Piracicaba, e se encerra no próximo domingo (3), quando será realizado um treino no Ginásio de Lutas e Artes Marciais (Avenida Abel Francisco Pereira Leite, 1.899, bairro Jaraguá).

A atividade começa às 9h e tem duração de aproximadamente duas horas. A graduação mínima exigida é 3º kyu. Podem participar interessados a partir de 14 anos. As inscrições estão abertas e custam R$ 50, com descontos para filiados da ACAK (20%) e atletas que integram o Projeto Olímpico de São Paulo (20%), além de karatecas que representam a seleção brasileira nas categorias cadetes, júnior e sub-21 (50%). Professores de entidades com pelo menos dois inscritos poderão participar do evento sem custos.

PREPARAÇÃO

A semana em Piracicaba é a última de preparação para quatro atletas que embarcam na próxima segunda-feira (4) para a Alemanha: Gabriel, Natalia, Valeria e Vinicius. Na Europa, o quarteto vai disputar a etapa de Leipzig da Premier League, a Liga Mundial de Karatê. Douglas Brose (-60 kg) também participa da competição. Para Natalia Brozulatto, o evento na Alemanha abre a sequência de três torneios que a terceiro sargento do Exército Brasileiro disputará no Velho Continente. A ‘maratona’ inclui ainda o Open de Budapeste, na Hungria, e a etapa de Istambul da Liga Mundial.

“A semana de trabalho que estamos realizando é fundamental, pois reúne atletas de altíssimo nível técnico. É difícil para qualquer um deles encontrar uma situação assim em seus treinos diários, com uma qualidade tão grande. Isso abre a possibilidade de colocar à prova os atletas, simular situações mais próximas da dificuldade que eles vão encontrar em eventos mais expressivos. Apesar do pouco tempo, é uma contribuição bastante significativa”, disse Diego Spigolon, técnico e responsável pela seleção brasileira feminina de karatê e comandante da equipe piracicabana Sport Way/Selam/JF Comercial/Apreciate/Vertra/Tokaido.

“Penso no desenvolvimento do karatê do Brasil. Claro que é muito gratificante ver os atletas treinando aqui, pois eles não estão recebendo nada para vir a Piracicaba. Quando os atletas atendem ao chamado, é porque eles sentem que podem crescer, se desenvolver tecnicamente. É muito gratificante ver essa confiança e credibilidade no trabalho que fazemos. A nossa modalidade passou a ser olímpica e acreditamos em um futuro mais promissor do que sempre encontramos”, finalizou Spigolon.

Voltar