fbpx
Futebol

São Caetano desiste da Série D; XV não terá vaga

Diretoria procura FPF, que alega impossibilidade por participação na Copa do Brasil

O XV foi derrotado na decisão da Copa Paulista de 2019 pelo São Caetano (Foto: Michel Lambstein/Líder Esportes)

Campeão da Copa Paulista em 2019, o São Caetano anunciou na manhã desta quarta-feira (22), em nota oficial, que desistiu de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. O clube do Grande ABC alegou que a decisão foi tomada para “preservar a saúde financeira em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e quadro de funcionários”. Vice-campeão da Copa Paulista, o XV de Piracicaba entrou em contato com a Federação Paulista de Futebol no início da tarde para saber da chance de disputar a competição nacional. A possibilidade foi negada pela FPF.

O time piracicabano participou da Copa do Brasil neste ano. O XV eliminou o Londrina-PR na primeira fase e foi eliminado nos pênaltis pelo Juventude-RS, na segunda etapa do torneio, arrecadando em premiação o valor aproximado de R$ 1,1 milhão. De acordo com o Departamento de Competições da FPF (DCO), “cada clube pode disputar apenas uma competição e o XV de Piracicaba já disputou a Copa do Brasil”. A federação informou ainda que vaga na Série D do Brasileiro 2020 será destinada “para o próximo clube classificado na Copa Paulista”.

COMO FICA?

Com a desistência do São Caetano e a impossibilidade do XV de Piracicaba, a vaga restante para o Estado de São Paulo deve ser preenchida por um dos semifinalistas da Copa Paulista de 2019. Como o Mirassol, eliminado pelo XV, conquistou a classificação via Campeonato Paulista, a vaga será oferecida ao EC São Bernardo, time que disputa a Série A3 do Estadual. Em caso de não confirmação do clube são-bernardense, a oportunidade de participar da Série D do Brasileiro ficará com o quinto colocado na classificação geral da Copa Paulista 2019, e assim sucessivamente.

Confira a nota oficial divulgada pelo São Caetano:

“Em virtude da pandemia do Covid-19, o São Caetano Futebol LTDA encaminhou ofício nesta quarta-feira (22), junto à Federação Paulista de Futebol, solicitando a desistência da Série D do Campeonato Brasileiro, competição que estava programada para iniciar em maio.

Esta foi uma medida bastante pensada e extrema, que infelizmente precisou ser tomada, em decorrência dos problemas e todas as incertezas que envolvem o futebol brasileiro e o seu calendário de competições. Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários”.

*Colaborou Leonardo Moniz

Nota Oficial - São Caetano

 

Voltar