fbpx
Futebol

Romarinho decide e Alvinegro volta a vencer

Atacante entra e faz o gol da vitória contra o Velo em menos de um minuto

Romarinho comemora o gol da vitória do XV de Piracicaba contra o Velo Clube por 1x0, pela sétima rodada da Série A2 do Campeonato Paulista
Romarinho é abraçado após marcar o gol da vitória alvinegra (Foto: Michel Lambstein/Divulgação)

O XV de Piracicaba vai passar o Carnaval fora da zona de rebaixamento do Campeonato Paulista da Série A2. Com um gol isolado do meia-atacante Romarinho aos 16min do segundo tempo, o Alvinegro derrotou o Velo Clube por 1×0 nesta sexta-feira (24) no estádio Barão da Serra Negra, em jogo válido pela sétima rodada. Com a vitória, a segunda da equipe no Estadual, o time piracicabano chegou aos dez pontos e assumiu provisoriamente a nona colocação. Na próxima quarta-feira (1º), o XV volta a jogar em casa, às 20h, contra o Mogi Mirim.

Romarinho fez o único gol da noite no Barão da Serra Negra: vitória e alívio em casa

Vetado pelo departamento médico em razão de uma virose, o meia Barreto foi baixa de última hora na equipe titular. No papel, o técnico Cléber Gaúcho escalou Dodô como responsável pela criação no meio de campo. Destaque com cinco gols nos dois últimos jogos-treinos, Dodô formou o setor ao lado de Clayton, Formigoni e Zé Mateus, mais adiantado. Obrigado a vencer para sair da zona de rebaixamento, o Alvinegro começou a partida pressionando o time de Rio Claro. Foi o Velo Clube, porém, que chegou com perigo primeiro.

Aos 7min, Mizael passou como quis pela marcação de Samuel e Marcos Vinícius e finalizou rasteiro para defesa complicada de Mateus Pasinato. A resposta alvinegra veio três minutos depois, em cobrança de falta de Zé Mateus que passou perto do gol defendido por João Paulo. A partir da marca de 15min, a chuva apertou e deixou o gramado do Barão da Serra Negra mais rápido, o que mudou completamente o perfil do jogo. Nos pés de Zé Mateus, o XV teve a oportunidade para desempatar, mas o meio-campista isolou pelo alto após bom cruzamento de Dodô.

O camisa 10, porém, irritou Cléber Gaúcho nas duas participações seguintes, ao frear dois contragolpes e perder a bola, situação que teria levado o treinador a arrancar os cabelos, se ele tivesse. O técnico, contudo, se levantou para aplaudir a melhor jogada do primeiro tempo aos 32min: de primeira, Bruninho passou para Samuel, que deu a bola para o centroavante Bruno Aquino fazer o pivô e devolver para Bruninho. A conclusão raspou a trave esquerda de João Paulo.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas escalações. A exemplo do que aconteceu antes do intervalo, o Nhô Quim teve a iniciativa e criou uma ocasião para marcar aos 3min. O lateral Carlinhos cruzou pela direita e encontrou Dodô livre, mas o meia cabeceou para fora. Na sequência, Bruno Aquino errou o gol quando tinha tudo para abrir o placar: Samuel aproveitou uma sobra de bola pela esquerda e bateu cruzado para a área; com o goleiro batido, o centroavante concluiu de cabeça e acertou o travessão.

DECISIVO

Cléber Gaúcho perdeu a paciência. Bruno Aquino e Dodô saíram para as entradas de Rafael Gomes e Romarinho, respectivamente. As alterações funcionaram mais rápido do que o treinador poderia imaginar: no primeiro lance em campo, Romarinho aproveitou cruzamento de Carlinhos e escorou de cabeça para o fundo da rede: 1×0. O público ainda comemorava quando Samuel quase ampliou a vantagem ao chutar de canhota para espalmada de João Paulo. No rebote, Bruninho foi travado quando buscava a finalização.

RETRANCA

O Velo Clube parecia incapaz de criar qualquer oportunidade, mas, ainda assim, o técnico Cléber Gaúcho decidiu recuar o time com o volante Maranhão no lugar do atacante Bruninho. A mexida, restando cerca de dez minutos para o apito final, atraiu a equipe de Rio Claro para o ataque. Aos 43min, o time visitante não empatou pois faltou pontaria a Leandro Costa: o meia se livrou da marcação de Samuel e ficou cara a cara com Mateus Pasinato. O chute, porém, quase saiu pela linha lateral. Alívio no Barão da Serra Negra.

FICHA TÉCNICA

Esporte Clube XV de Piracicaba

1  XV DE PIRACICABA

Mateus Pasinato; Carlinhos, Marcos Vinícius, Rodrigo e Samuel; Formigoni, Clayton e Zé Mateus; Dodô (Romarinho); Bruninho (Maranhão) e Bruno Aquino (Rafael Gomes). Técnico: Cléber Gaúcho

VELO CLUBE RIOCLARENSE

0  VELO CLUBE

João Paulo; Mizael, Bernardi, André e Flavinho (Tavares); PC, Niander, Paulinho (André Luis) e Leandro Costa; Flávio e Léo Aquino (Cristian). Técnico: Álvaro Gaia

Gol: Romarinho (XV) aos 16min/2ºT | Árbitro: Thiago Luis Scarascati | Cartões amarelos: Carlinhos (XV); André, Bernardi e Niander (VEL) | Público: 3.436 pagantes | Renda: R$ 28.519,00

Voltar