fbpx
Futebol

Reformulado, XV estreia na Copa Paulista em Indaiatuba

Alvinegro visita o Primavera pela rodada de abertura; Moisés Egert reestreia no comando

Cleiton Savedra, lateral-direito do XV de Piracicaba
A equipe piracicabana busca o segundo título da competição estadual em 2020 (Foto: Michel Lambstein)

Com o elenco reformulado e técnico novo, o XV de Piracicaba estreia nesta quarta-feira (4) na Copa Paulista. O Alvinegro visita o Primavera, às 15h, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, pela rodada de abertura do Grupo 3, que ainda conta com Osasco Audax e Inter de Limeira. Atual vice-campeão, o time piracicabano busca o segundo título da competição estadual – a única taça conquistada foi levantada em 2016. O duelo também marca o retorno de Moisés Egert ao Nhô Quim depois de oito anos. O treinador foi contratado para o lugar de Evaristo Piza.

Após a perda do acesso para o São Caetano na Série A2, o XV rescindiu o contrato com 14 jogadores: os goleiros Fábio e Mota, os laterais-direitos Jefferson Feijão e Robertinho, os zagueiros Diego Jussani e Paulão, o volante Walfrido, os meias Daniel Costa e Filipe Cirne, e os atacantes Caio Mancha, Erik Gabriel, Kelvin, Marcelinho e Raphael Macena. Felipe Manoel foi emprestado ao Ituano para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, assim como o atacante Kadu. O goleiro Leonardo acertou a ida para o Atlético-GO (Série A), enquanto o atacante Érison foi cedido ao Figueirense (Série B).

‘Estou muito feliz e motivado. Estar novamente no XV é um passo que dou sabendo o que vamos enfrentar’

O elenco que vai disputar a Copa Paulista é formado por pratas da casa e 11 reforços. O zagueiro Renan Dutra e o meia Thiago Potiguar, ambos ex-São Caetano, foram os últimos nomes anunciados. Antes, o XV acertou com os goleiros Dida e Vitor Prada, o lateral-direito Cleiton Savedra, o lateral-esquerdo Jonathan, o volante Mateus Silva, o meia-atacante Guilherme Garré e os atacantes Fabinho, Jajá e Tito. A contratação de mais impacto, porém, está no banco de reservas: Moisés Egert, que em 2010 assumiu a equipe na zona de rebaixamento da Série A3 e engatou dois acessos consecutivos para levar a equipe à elite do futebol estadual. A caminhada incluiu ainda o título da Série A2, em 2011.

No Alvinegro, Moisés tem 101 jogos oficiais disputados, com 47 vitórias, 32 empates e 22 derrotas, e aproveitamento de 57,1% dos pontos. O treinador também é dono de currículo vitorioso no torneio: são dois títulos da Copa Paulista, conquistados pelo Noroeste (2012) e Linense (2015). “Estou muito feliz e motivado. Estar novamente no XV é um passo que dou sabendo o que vamos enfrentar. Sei o tamanho do desafio, sei literalmente o que o XV representa. Vamos começar praticamente do zero, mas ao longo da competição, queremos construir um time competitivo pensando em título”, afirmou o técnico.

PREPARAÇÃO

O XV fez dois jogos-treinos de preparação para a Copa Paulista. No primeiro, empatou por 1×1 contra a Ponte Preta. No segundo, venceu o União Barbarense pelo placar de 2×1. O Nhô Quim atuou no último teste com o esquema 4-3-3. O goleiro titular foi Vitor Prada. Na linha defensiva, David e Jonathan foram os laterais direito e esquerdo, respectivamente, enquanto Douglas Marques formou a dupla de zaga com o lateral Cleiton Savedra, que jogou improvisado. O meio-campo teve os volantes Gabriel Soares e Mateus Silva na contenção, com Guilherme Garré responsável pela ligação. O trio de ataque foi formado por Fabinho, Jajá e Tito.

Moisés Egert, técnico do XV de Piracicaba

O técnico Moisés Egert está de volta ao XV de Piracicaba após oito anos (Foto: Michel Lambstein)

“As expectativas são as maiores e melhores. Após oito anos, estou muito ansioso  para estar à beira do campo novamente, entendendo as oportunidades que nós temos. É uma remontagem”, comentou Moisés. “Existe uma reconstrução. O tempo foi curto e estamos adaptando algumas situações, acelerando o processo e pulando algumas etapas para que as coisas aconteçam. Nosso olhar é na data final do campeonato, mas pensando em um passo de cada vez. Nós nos preparamos para a estreia. A equipe está pronta. Todos nós estamos muito felizes e motivados para darmos a resposta positiva, com empenho e desempenho”, completou.

O XV de Piracicaba está no Grupo 3 da Copa Paulista, ao lado de Audax, Inter de Limeira e Primavera. Na primeira fase, os times foram divididos em cinco grupos com quatro participantes cada. As equipes jogarão em turno e returno, classificando-se para as oitavas de final os três melhores colocados de cada chave e melhor quarto colocado. O mata-mata será disputado em jogos de ida e volta. O campeão do torneio poderá escolher entre uma vaga para a Copa do Brasil ou para a Série D do Brasileiro, em 2021. O vice-campeão ficará com a vaga remanescente.

Voltar