fbpx
Aikidô

Referência, Aiki Kaizen celebra 15 anos e amplia estrutura

Fundada em 2005, instituição comemora aniversário e inaugura novo espaço

Roney Rodrigues Filho, sensei da Escola Aiki Kaizen de Aikidô
Roney Rodrigues Filho é um dos fundadores da Escola Aiki Kaizen de Aikidô (Foto: Líder Esportes)

Referência nacional quando o assunto é aikidô, a Escola Aiki Kaizen completará 15 anos de fundação no próximo dia 28 de fevereiro. Criada em 2005 por Roney Antonio Rodrigues Filho e Luciano van den Broek, em Piracicaba, a instituição celebra o mês de aniversário com a inauguração de um novo e moderno espaço para a prática da arte marcial japonesa. A nova estrutura da Escola Aiki Kaizen, instalada na rua Samuel Neves, 1.977, Vila Boyes, conta com quase 400 metros quadrados de área construída.

As instalações integram ampla recepção, vestiários feminino e masculino, vestiário de acessibilidade, sala de administração e de apoio, quarto de hóspedes, copa e duas salas de tatame – uma com 100 metros quadrados e a outra com 75 metros. O prédio possui dois andares, arquitetura moderna e aconchegante. “São 15 anos de uma história que nos deixa orgulhosos. Nós tivemos dificuldades, mas também colecionamos boas memórias. A estrutura construída é fruto do trabalho realizado”, afirmou Roney.

Associada à União Brasileira de Aikidô, a Escola Aiki Kaizen, cujo nome significa ‘evoluir continuamente através da harmonia do espírito’, tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral por meio do aikidô. Segundo os fundadores, o trabalho é sustentado por um tripé: cuidar, informar e formar. Valores como competência, honestidade, respeito e solidariedade são fundamentais para o êxito do processo. “Somos apaixonados pela arte. A preocupação é sensibilizar o ser humano para importância na construção de uma sociedade desenvolvida, com mais qualidade de vida, mais saúde e ética”, destacou Roney.

AIKIDÔ

O aikidô é uma arte marcial originária do Japão, criada por um dos maiores artistas marciais da história, Morihei Ueshiba (1883-1969). Os movimentos, sem exceção, seguem as leis da natureza. Na modalidade, o praticante aprende a cair, a rolar e se levantar sem se machucar. Depois, começa a entender as próprias fraquezas e os pontos fortes, desenvolvendo uma sensibilidade capaz de controlar o oponente com o mínimo de força. No aikidô, porém, não há competições. De acordo com o fundador, “a competitividade não está no oponente, mas em você mesmo”.

Roney Rodrigues Filho, sensei da Escola Aiki Kaizen de Aikidô

A nova estrutura da Escola Aiki Kaizen foi construída para alavancar a arte (Foto: Líder Esportes)

Em Piracicaba, a Escola Aiki Kaizen oferece aulas para todas as idades. A arte marcial funciona como complemento de educação. “Somos cercados de pessoas especiais, que entendem o que fazemos, que querem ajudar a construir essa história. O pensamento é sempre no coletivo, independente de quem estiver no comando. O legado que pretendemos deixar é a continuidade do trabalho. Além disso, é um pilar para a educação, especialmente para as crianças”, completou Roney.

Voltar