fbpx
Opinião

Que o XV aprenda a lição

*Capa: Arquivo/Líder Esportes

Portuguesa e Oeste devem confirmar neste sábado (9) a ascensão à Série A1 do Campeonato Paulista em 2023. A Portuguesa joga em casa e só precisa de um empate diante do Rio Claro. Já o Oeste atua em seus domínios e uma vitória simples já serve para voltar à elite do Estadual. Ao se confirmar o favoritismo, as equipes da capital e de Barueri ainda farão da grande decisão da A2.

Dois times que investiram pesado e têm uma administração que dá todo o respaldo. Que sirva de lição para o XV de Piracicaba! Como eu aprendi com o meu amigo Nando Lopes, existem jogadores de A1, de A2 e de A3. Se quer voltar à divisão máxima do Estado tem de estar com os melhores.

Não se pode errar, XV. Não é só dinheiro. Tem de ter os melhores. Os melhores jogadores, o melhor técnico… Dizem que o Alvinegro tinha a segunda maior folha salarial da A2, só perdendo para a Lusa. Não sei dizer se é verdade, mas, independente disso, tem mesmo de haver investimento, mas o investimento correto.

Veja o Palmeiras. Gasta com sua folha salarial menos que Corinthians, Flamengo e Atlético-MG. E ganha tudo. É o atual bicampeão da América e, se deixarem, chega ao tri na sequência e o tetra na história. Não é só dinheiro! É investimento certo, técnico certo, diretoria competente e torcida unida.

Para 2023, eu acredito que a Série A2 estará mais complicada ainda. Em que pese possivelmente não termos a Portuguesa, que é time grande, teremos a Ponte Preta e o Novorizontino. Não tenham dúvida de que eles vêm com o pensamento em voltar. Então, para o XV de Novembro subir, terá de acertar em tudo.

Ao falar em Portuguesa, quero deixar claro o meu contentamento com a Namoradinha do Brasil, como muitos da capital chamam a querida Lusa. Torço por ela. É um clube simpático. Quando morava em São Paulo, ia muito aos jogos da Portuguesa. E também tenho dois grandes amigos que são torcedores fanáticos (fanáticos mesmo!) da Rubro-Verde: o Marcão e o Henrique Damy. Merece voltar!

E para não dizer que não falei das flores, termino lembrando do início do Brasileirão 2022. É uma competição para poucos: Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo. Se sair disso será surpresa. São os melhores atualmente. Para completar o G-4, São Paulo, Corinthians, Fluminense, Athletico ou Fortaleza.

Erivan Monteiro é jornalista e cronista esportivo

Voltar