fbpx

Líder Esportes

Karatê

Projeto oferece aulas gratuitas para a população

Iniciativa terá atletas da seleção brasileira como professores em dois núcleos

Diego Spigolon, técnico da seleção brasileira de karatê
Diego Spigolon e a diretora Vanessa Guarda: esporte é visto como ferramenta de educação (Foto: Líder Esportes)

A Associação Sport Way dá início no dia 3 de maio ao projeto Karatê para Todos, iniciativa que oferece aulas gratuitas da modalidade à população. As atividades serão divididas em dois núcleos. O Núcleo 1 está instalado no Jardim Primavera (rua Cecílio Elias, 7), com aulas às terças e quintas-feiras, às 9h, 10h, 19h e 20h, e aos sábados, às 9h e 10h. O Núcleo 2 fica no bairro Santa Rosa (rua Milton Teixeira de Sá, 250), e terá aulas às segundas e sextas-feiras, às 9h, 10h, 14h e 15h.

O projeto foi aprovado via chamamento público e será financiado pela Prefeitura de Piracicaba, atendendo as determinações do Marco Regulatório (Lei Federal 13.019/2014). As turmas serão divididas por faixa etária, dos 7 aos 12 anos, e a partir de 13 anos de idade. As atividades serão conduzidas por professores que atuam no karatê e têm passagem pela seleção brasileira, como Fabiano Pardo, Francielle Lima e Frederico Felipe, além dos líderes do ranking nacional nas categorias -75 kg e -68 kg, Hernani Veríssimo (atual bicampeão pan-americano) e Natalia Brozulatto (atual medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos), respectivamente – o projeto também compreende o alto rendimento.

“A ligação do karatê com a cidade é histórica. O projeto significa um desafio muito importante para a Associação Sport Way. A meta é intensificar o trabalho de formação com qualidade, massificando o esporte. A experiência da nossos professores, inclusive lidando com as crianças, vai facilitar bastante o desenvolvimento da modalidade. A aceitação inicial nos deixou muito felizes e a expectativa é que possamos construir uma história muito bonita nos dois núcleos”, afirmou Diego Spigolon, treinador da seleção brasileira olímpica feminina e idealizador do projeto.

VISITA

Na última quinta-feira (19), os responsáveis pelo projeto visitaram a Escola Municipal Professor Luis Cláudio Alves, no Jardim Primavera. Na ocasião, a proposta de trabalho foi apresentada para os professores e cerca de 160 crianças. “Vejo como uma oportunidade para os alunos da nossa escola, que muitas vezes não têm condições de realizar esse tipo de atividade de forma paga. Vejo o esporte como um aliado para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças também na escola. É uma parceria importante”, afirmou a diretora Vanessa Moraes Abdala Guarda.

No contato com os alunos, Spigolon falou sobre a modalidade, respondeu perguntas feitas pelas crianças e explicou como funcionarão as aulas. Ao final do encontro, houve ainda uma breve apresentação de golpes de karatê. “Acredito que, além da questão física, isso também envolve atenção, comportamento, concentração e respeito, além de estimular as atividades cerebrais. Tudo isso terá uma ligação com a aprendizagem na escola, nas disciplinas. Não tem como pensar os dois fatores de forma isolada”, completou Vanessa.

Voltar