fbpx
Atletismo

Projeto difunde prática do atletismo em Piracicaba

Atividade é financiada pelo poder público e oferece aulas gratuitas à população

Jennifer Lopes e Ednaldo Oliveira, professores do projeto Pira 2024/Atletismo
Jennifer Lopes e Ednaldo Oliveira são professores do projeto Pira 2024/Atletismo (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

O projeto Pira 2024/Atletismo, desenvolvido pelo Caldeirão FC em conjunto com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), está em andamento e oferece aulas gratuitas da modalidade à população piracicabana. O programa, realizado inicialmente em núcleos instalados nos bairros Santa Teresinha e Balbo, foi aprovado via chamamento público e é financiado pela Prefeitura de Piracicaba, atendendo as determinações do Marco Regulatório (Lei Federal 13.019/2014). As aulas compreendem crianças a partir dos 7 anos. Informações sobre horários e locais podem ser encontradas pelo WhatsApp (19) 99818-4558.

As atividades começaram em novembro. No primeiro mês, cerca de 30 alunos foram atendidos, número que deve ser multiplicado no início de 2019. Para alcançar o objetivo, o projeto conta com professores com experiência no esporte, casos de Jennifer Rute Silva Lopes, 22, e Ednaldo Silva de Oliveira, 47, educadores físicos responsáveis pelo trabalho de base. A coordenação e gestão de projetos fica a cargo do treinador Rodrigo Weber. No ano que vem, serão abertos mais dois núcleos: um no campo de futebol do Jardim Tóquio (Caldeirão) e outro no campo de futebol do Eldorado (Parque Cecap).

“O nosso principal objetivo é disseminar a prática do atletismo entre as crianças e, quem sabe, revelar futuros atletas. Nas primeiras semanas de trabalho, deu para perceber que as crianças têm aptidão e nós percebemos que eles têm vontade.  As aulas são lúdicas, procurando avaliar o perfil das crianças. Nós realizamos vivências de corrida, lançamento e salto, que são as bases do atletismo. Aos poucos, vamos introduzindo as questões técnicas”, afirmou Ednaldo, que é paulistano e veio a Piracicaba para participar do Pira 2024/Atletismo.

EXPERIÊNCIA

Natural de Ibiá-MG, Jennifer é ex-atleta de heptatlo, modalidade que reúne as provas de 100 m barreira, 200 m rasos, 800 m rasos, arremesso de peso, lançamento de dardo, salto em altura e salto em distância. Após deixar Minas Gerais para representar Barra Bonita, Jennifer foi contratada posteriormente pelo Sesi Piracicaba, onde ficou quase dez anos. A experiência que possui no esporte, segundo ela, é um aliado para transmitir conhecimento aos alunos do projeto. “Ver as crianças evoluindo é motivo de orgulho. A nossa concorrência é com a internet, não é fácil convencer os meninos a sair de casa para treinar no sol”, contou.

“A experiência pesa muito. Como atleta, não cheguei onde queria, mas sempre tentei ajudar os mais novos. O sonho que eu não atingi foi uma convocação brasileira. Se algum dia eu puder ajudar alguém a conquistar isso, ficarei muito realizada”, disse Jennifer. “No início, as aulas têm caráter mais lúdico e dinâmico, utilizando aparelhos adaptados para a idade deles. A ideia é ensinar o atletismo, conciliando coordenação motora e lateralidade, que são conceitos para ajudar as crianças a se desenvolverem”, finalizou a educadora física.

Voltar