fbpx

Líder Esportes

Opinião

Primeiro quarto

*Agência Palmeiras O Campeonato Brasileiro para com o início da Copa América após nove rodadas disputadas. Isso dá menos de um quarto da competição; é pouco tempo de bola rolando, pois ainda faltam 29 rodadas. Porém, esse começo já nos mostra uma tendência: Palmeiras, Santos e Flamengo vêm fortes para disputarem o caneco. O trio mostrou consistência e bom futebol. Merecem a posição que ocupam.

O Alviverde tem seguramente o melhor elenco do Brasil; o Santos seguramente tem o melhor futebol do Brasil; e o Flamengo seguramente tem potencial para crescer com o novo comando técnico (o português Jorge Jesus), além da força da arquibancada. O Palmeiras é apontado por muitos como o principal favorito e vem mostrando que realmente merece os elogios da imprensa especializada. Uma defesa sólida, que quase não sofre gols, um meio-campo recheado de craques, e na frente o melhor jogador do Brasil pelo nos últimos três anos (Dudu). Uma equação de campeão.

O Alvinegro Praiano, por sua vez, tem a seu lado o famoso DNA ofensivo, que casou com o estilo de jogo de Jorge Sampaoli. O hermano não abre mão de colocar o time no ataque e isso faz do Santos um time muito forte e competitivo. Peca um pouco na parte defensiva, pois toma muitos gols. Esse é o desafio de Sampaoli durante o recesso do Brasileiro.

Já o Flamengo tem muitas perspectivas para o segundo semestre por conta do novo treinador. Jesus é um comandante de pulso firme, estilo xerifão, e que sabe montar suas equipes. Foi muiticampeão no Benfica e quer fazer história também no Brasil. Já trouxe Rafinha e quer Filipe Luís. Dessa forma, arrumaria as laterais, único setor capenga da equipe.

Há outras equipes em condições de brigar? Acho um pouco improvável. Poderia colocar o Internacional e o Atlético-MG, mas a distância é grande. Se fosse mata-mata, poderia até ser o caso. Mas um torneio de pontos corridos exige muita regularidade, o que não parece ser o ponto forte de colorados e atleticanos neste momento.

Erivan Monteiro é jornalista e cronista esportivo

Voltar