Prata nas argolas, Diogo faz história mais uma vez
Piracicabano conquista medalha no 1º Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica


Diogo Soares conquistou no último sábado (29) a medalha de prata nas argolas, em Gyor, na Hungria, na primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Artística. O ginasta piracicabano foi o terceiro colocado no qualificatório, com a nota de 13.533 pontos. Na final do aparelho, o representante da academia Pira Olímpica ficou atrás apenas do canadense Felix Dolci, que levou o ouro com a nota de 13.600 pontos. A medalha de bronze foi para o chinês Haonan Yang (13.475 pontos).
“Ele realizou a mesma série que fez na Olimpíada da Juventude. Buscamos ao longo do último ano melhorar a execução. Após as classificatórias, sabíamos que se ele fizesse uma apresentação bem feita, teria chance de brigar pela medalha. Deu certo”, disse o treinador piracicabano Daniel Biscalchin, que integrou a comissão técnica da seleção brasileira no evento. De acordo com o técnico, “Diogo evoluiu muito em relação às últimas grandes competições que disputou”.
Além da prata nas argolas, o ginasta ficou em quinto lugar no salto e foi o sexto colocado na barra fixa. “Aquela sensação logo depois que conquistei a medalha na Olimpíada aconteceu de novo. Conseguimos o segundo lugar nas argolas. Estou muito feliz por representar minha academia Pira Olímpica e meu país, e ainda conseguir levar uma ‘medalhinha’ maravilhosa para casa”, afirmou o atleta, que já havia obtido o melhor desempenho individual da seleção brasileira na prova por equipes.
Duas vezes medalhista nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires, Diogo é um dos principais nomes do esporte brasileiro. Na Argentina, o piracicabano foi bronze no individual geral e obteve a prata na barra fixa. “Agradeço a Deus por me fazer sentir essa sensação de novo, minha família e meu técnico, que é ‘meio dono da medalha’. Se não fosse por ele, eu não teria conseguido metade do que consegui”, completou Diogo, que começou na ginástica com Biscalchin, quando tinha 4 anos de idade.
