fbpx
Jiu-Jitsu

Piracicabano faz história e é prata nos Estados Unidos

Aos 46 anos, Paulo Santos conquista vice-campeonato pan-americano de jiu-jitsu em Orlando

Paulo Santos, vice-campeão pan-americano de jiu-jitsu
Paulo Santos garantiu o pódio com a medalha de prata em Orlando (Foto: Arquivo Pessoal)

O experiente lutador piracicabano Paulo Santos, de 46 anos, é vice-campeão pan-americano de jiu-jitsu. A medalha de prata foi conquistada no último fim de semana em Orlando, nos Estados Unidos. A competição, que é organizada pela IBJJF (sigla em inglês para Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro), aconteceu na Silver Spurs Arena e foi realizada entre os dias 6 e 10 de abril. Paulo lutou no domingo (10) e garantiu o segundo lugar na categoria máster 4, peso leve (-76 kg). Robin Unsworth foi o campeão, enquanto Alejandro Valdes e Tim Silva dividiram o bronze.

“Essa medalha representa que estou no caminho certo em relação aos treinos e a mim mesmo. A competição foi de uma organização impecável e com nível duríssimo. Nós, brasileiros, temos que nos dedicar de verdade ao jiu-jitsu ou então os americanos vão começar a dominar o que é nosso. Me senti bem, mas saio da competição com um gostinho de ‘quero mais’. Senti que faltou algo, faremos um trabalho mental na academia e vamos ajustar isso. Não estou pleno com a prata, mas satisfeito pelo que apresentei na ocasião”, disse o piracicabano.

Perguntado sobre os planos que tem para o futuro, o lutador disse que ainda não pensa em ‘pendurar o quimono’. “As federações têm as categorias máster 5 e 6, e eu estou na máster 4. Pelos meus cálculos, tenho mais 15 anos de carreira (risos). Quero seguir competido, pois não vejo sentido em apenas treinar. Desde que entrei no jiu-jitsu, tenho o sonho de me formar faixa preta e acredito que o caminho natural será montar minha própria academia. Se isso acontecer, vou incentivar os atletas que treinarem comigo a competir. Essa transição de atleta para treinador será natural”, afirmou.

AGENDA

Atleta da equipe Alliance JJ, sob o comando do mestre Flávio Junqueira, o lutador piracicabano tem três compromissos confirmados para a sequência da temporada 2022. O primeiro acontece ainda neste mês: no dia 24 de abril, Paulo participa do Circuito da Federação Paulista de Jiu-Jitsu. Em maio, será a vez do Campeonato Brasileiro da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu). Ambos os eventos serão realizados na cidade de Barueri. No mês de setembro, o atual vice-campeão pan-americano volta aos Estados Unidos para brigar pelo título mundial máster, em Las Vegas.

Voltar