fbpx
+ Esportes

Piracicabano é campeão brasileiro e bate recordes no powerlifting

Marcos Leme faz 205 kg no levantamento terra e levanta o total de 447,5 kg para cravar nova marca nacional

Marcos Leme, campeão paulista de powerlifting

Marcos Leme é campeão brasileiro com direito a novos recordes (Foto: Divulgação)

O piracicabano Marcos Leme escreveu mais uma vez o nome na história do esporte nacional ao conquistar o Campeonato Brasileiro de Powerlifting Clássico, evento que reúne as provas de agachamento, supino e levantamento terra. A competição foi disputada no último fim de semana, em São Bento do Sul (SC). Além do título, Marcos Leme estabeleceu dois novos recordes na categoria até 93 kg (peso corporal) máster 3 (60 a 69 anos): foram 205 kg no levantamento terra e o total de 447,5 kg levantados para subir ao lugar mais alto do pódio em Santa Catarina.

Com as marcas atingidas no Sul, o experiente atleta piracicabano, de 60 anos, agora é detentor dos recordes paulista e brasileiro. “Estou muito satisfeito com a performance e com os recordes que alcancei. Fiz o melhor resultado de todos os tempos na minha categoria. A marca de 205 kg no levantamento terra não é para qualquer um. Afinal, o recorde anterior era de 170 kg”, destacou o competidor, que representa a equipe da Sesla (Secretaria de Esportes e Lazer de Indaiatuba) e conta com o apoio da Academia Sport Way e da empresa Tonus Fitness.

No Campeonato Brasileiro de Powerlifting Clássico, Marcos Leme fez 140 kg no agachamento, 205 no levantamento terra e 102,5 no supino. Apesar do resultado expressivo, o piracicabano garante que pode melhorar ainda mais a marca ao longo da temporada 2022. “Foi apenas o primeiro evento do ano, o foco não era fazer o melhor resultado. O planejamento é atingir esse nível no mês de junho, no Sul-Americano. Vou me preparar para chegar próximo da força máxima”, contou o competidor, que sonha com a participação no Mundial Máster, agendado para outubro, no Canadá. O próximo compromisso, porém, será o Brasileiro de Supino Clássico e Equipado, nos dias 19 e 20 de março, na cidade de Itu.

Marcos Leme, campeão paulista de powerlifting

Atleta piracicabano tem como objetivo participar do Mundial Máster no Canadá (Foto: Líder Esportes)

TRAJETÓRIA

Dono de um currículo vitorioso no powerlifting, o atleta piracicabano tem história importante também no atletismo, nas modalidades do lançamento de disco e do martelo, sendo campeão brasileiro. Entre 1978 e 1981, Marcos Leme integrou seleção brasileira e foi vice-campeão sul-americano no lançamento do martelo. O atleta, que também já foi ciclista, vencendo três das quatro etapas válidas pela Copa São Paulo de Ciclismo, e ainda defendeu o Esporte Clube Pinheiros no levantamento de peso olímpico, sagrando-se vice-campeão brasileiro e campeão paulista em 1985, também se dedica às carreiras de profissional de educação física e fisioterapeuta, onde atua nas áreas de geriatria e ortopedia, com mestrado e doutorado em biologia e patologia.

Voltar