fbpx
+ Esportes

Piracicaba terá núcleo para desenvolver biribol

Esporte considerado 'vôlei na água' terá aulas gratuitas para a população

Armando Gameiro, jogador de Biribol
Armando Gameiro dirige o biribol em Piracicaba há 11 anos e coleciona bons resultados (Foto: Líder Esportes)

Nascido em Olímpia, Armando Gameiro foi jogador de vôlei antes de conhecer o biribol, esporte genuinamente brasileiro e desenvolvido em Birigui. A semelhança entre as duas modalidades despertou a atenção do atleta, que começou a praticar o esporte e, desde então, não parou mais. Em Piracicaba há 11 anos, Armando comanda o biribol da cidade e, neste período, ajudou a equipe local a conquistar seis títulos de campeã brasileira. O próximo desafio é desenvolver a modalidade para aumentar o número de praticantes na Noiva da Colina.

Para alcançar o objetivo, a Associação Sport Way, em parceria com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), oferecerá aulas gratuitas de biribol à população. O projeto foi aprovado via chamamento público e será financiado pela Prefeitura de Piracicaba, atendendo as determinações do Marco Regulatório (Lei Federal 13.019/2014). A data para o início das atividades será definida nas próximas semanas, tendo o Complexo Aquático Municipal Dr. Samuel de Castro Neves como núcleo.

“A ideia inicial é montar uma escolinha de formação, com aulas duas vezes por semana, no complexo esportivo da cidade. As atividades serão destinadas aos alunos com idade acima de 15 anos, feminino e masculino. O treinamento, inicialmente, será misto”, contou Armando. “O biribol é um esporte apaixonante, principalmente no calor. É um esporte que você pratica na água e tem baixíssimo impacto. Além disso, a carga cardiorrespiratória não chega ao extremo. É uma ótima opção”, afirmou. As aulas serão gratuitas e no período noturno.

CALENDÁRIO

Em 2019, a equipe de rendimento (Experimento Intercâmbios/Sport Way/Selam/Piracicaba) deve disputar a Liga Paulista e a Liga Nacional, ambas divididas em cinco etapas. Desde 2002, a modalidade integra a programação dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Armando assumiu o time piracicabano em 2007 e, de lá para cá, a cidade foi nove vezes campeã dos Regionais, além de obter um vice-campeonato. Nos Abertos, foram dois títulos, um vice e dois terceiros lugares.

“O objetivo é difundir e formar novos atletas. Temos a expectativa da inclusão de muitos atletas de vôlei e basquete que podem agregar na nossa equipe de alto rendimento”, completou. O biribol é usualmente definido como ‘vôlei na água’. As regras semelhantes e o esporte é praticado em uma piscina com a profundidade de 1,30m, com 4m de largura e 8m de comprimento. Jogam quatro atletas de cada lado, com uma rede dividindo a piscina (2,62m de altura). O início do jogo também se dá com um saque.

Voltar