fbpx
Tênis de Mesa

Piracicaba terá Núcleo Municipal de Tênis de Mesa

Espaço foi montado no Ginásio Walter Ferreira da Silva, no Jaraguá, e será aberto no dia 24

A abertura do espaço terá um workshop organizado pelo professor Paulo Camargo
A abertura do espaço terá um workshop organizado pelo professor Paulo Camargo (Foto: Selam/Divulgação)

A Prefeitura de Piracicaba dá início na próxima quinta-feira, 24/02, às atividades no Núcleo Municipal de Tênis de Mesa. O novo espaço, que conta com cinco mesas oficiais de 25 milímetros e suporte com redes completas e aparadores de bolinhas, foi instalado no ginásio multidisciplinar Walter Ferreira da Silva, no bairro Jaraguá, antes utilizado para artes marciais e lutas. O evento de abertura está marcado para as 19h e contará com um workshop do professor Paulo Camargo, ex-técnico da seleção brasileira e medalhista pan-americano, mundial e paralímpico, e atualmente assessor da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). A iniciativa também terá as presenças de autoridades e personagens ligados ao mundo do tênis de mesa.

O núcleo será aberto ao público de forma gratuita nos três períodos – manhã, tarde e noite. Para solicitar o uso do espaço, é necessário entrar em contato com a secretaria pelo e-mail selam@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3403-2648. “As atividades serão abertas a partir de março, sem limite de idade. Nós queremos entregar à população um espaço aberto para a prática do tênis de mesa, mas também vamos oferecer oficinas e clínicas em caráter básico. O objetivo é massificar a modalidade e o primeiro passo é que as pessoas conheçam e tenham acesso ao local”, afirmou Camargo, que administra o ginásio.

A estrutura do núcleo conta com cinco mesas oficias de 25 mm

A estrutura do núcleo conta com cinco mesas oficias de 25 mm (Foto: Selam/Divulgação)

O workshop de abertura terá o tema ‘Tênis de Mesa, do Lazer ao Competitivo’. Na ocasião, será apresentada a estrutura montada no ginásio, que possui uma quadra com 684 metros quadrados, arquibancadas, três vestiários e seis salas administrativas. O Núcleo Municipal de Tênis de Mesa está localizado no cruzamento entre as avenidas Abel Pereira e Madre Maria Teodora, no bairro Jaraguá. De acordo com o assessor da Selam, o primeiro objetivo é atrair o público para o local, que posteriormente poderá, inclusive, receber torneios, programas de desenvolvimento esportivo e ações comunitárias envolvendo o tênis de mesa.

“Nossa ideia é aproveitar ao máximo a estrutura que temos, com mesas oficiais em bom estado. A intenção é divulgar a possibilidade de uso do ginásio nas escolas e trazer para cá não apenas os alunos, mas também adultos que gostariam de praticar a modalidade em um espaço público. Essa iniciativa é inovadora em Piracicaba. Como profissional do tênis de mesa, acredito que estamos vivendo uma fase importante no esporte municipal”, disse Camargo, que destacou ainda os benefícios que a modalidade pode trazer aos praticantes.

“O tênis de mesa é um esporte individual. Independente do nível de jogo, é uma modalidade que exige a tomada de decisões e a montagem de estratégias. Além disso, o jogo é mental, pois requer raciocínio e concentração constantes, o que pode contribuir bastante para autoestima. Há uma série de fatores que podem ser desenvolvidos, como a coordenação motora, o pensamento lógico, entre outros. Por isso, a abertura do núcleo de tênis de mesa não tem o rendimento como prioridade. Nós queremos um espaço em que o esporte possa contribuir com a formação humana dos indivíduos”, complementou.

Voltar