fbpx

Líder Esportes

Taekwondo

Piracicaba terá aula aos sábados para crianças

Atividades são desenvolvidas para crianças de 5 a 9 anos no Dojan Nippon

Leidiane Aguilar, atleta de taekwondo da equipe Dojan Nippon
A professora Leidiane Aguilar é uma das responsáveis pelas aulas de taekwondo (Foto: Líder Esportes)

O Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon deu início no último sábado (29) às aulas de taekwondo para mais uma turma de crianças, com idade de 5 a 9 anos. As atividades, realizadas na sede do Dojan Nippon (rua Doutor Otávio Martins de Toledo, 166, bairro Castelinho), começam sempre às 10h e têm duração de uma hora. A expectativa é atingir entre 16 e 20 alunos. “Nós já trabalhamos com o público infantil e o horário dá mais uma opção para os pais, que às vezes não têm disponibilidade durante a semana”, informou a professora Leidiane Aguilar.

De acordo com Leidiane, as aulas são divididas entre aquecimento e treino de técnicas, claro, adaptadas para as crianças. “Nós sempre introduzimos movimentos de coordenação e equilíbrio. Há uma parte do taekwondo que fazemos de forma mais lúdica, com corridas e saltos. Nessa idade, nós enfocamos bastante a questão da disciplina. As crianças têm hora para chutar, para sentar, esperar a vez na fila. Eles aprendem tudo, principalmente as pequenas regras”, disse a professora. “As brincadeiras ficam para a aula de move kids”.

FILOSOFIA

Além da atividade física, o Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon busca acompanhar as crianças fora do tatame, seja na escola ou no comportamento em casa. As graduações, por exemplo, também dependem de fatores externos aos treinos. São realizados quatro exames por ano, mas cada criança só pode se graduar duas vezes. “Os alunos recebem uma ficha, que é diferente para cada idade, com perguntas sobre comportamento em casa, rendimento na escola. Isso serve para avaliar também. O questionário vai para os professores, na escola, e para os pais, em casa”, contou Leidiane.

Perguntada sobre como é transmitida às crianças a filosofia do taekwondo, a professora explicou que, pouco a pouco, são ensinados os cinco pilares da arte: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável. “Nós passamos exemplos que podem ser usados no cotidiano deles. Por exemplo: cortesia na questão de cumprimentar a todos, deixar os mais graduados beberem água primeiro; autocontrole para não brigar com os amiguinhos na escola”. Mas, e o espírito indomável? “Isso serve para elas não desistirem (risos)”, disse Leidiane. “O taekwondo é uma arte marcial, não pode haver desmotivação e nada de preguiça”, completou.

Voltar