fbpx
+ Esportes

Piracicaba fecha Jogos Abertos em oitavo lugar

Cerimônia de encerramento foi realizada domingo (26); Rio Claro sedia em 2018

Atletismo - Esporte Clube Rezende
Em 2017, a delegação de Piracicaba foi 60% menor do que no ano passado (Foto: Divulgação/Jogos Abertos)

A 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior foi encerrada no último domingo (26) com a cerimônia realizada no Ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. Mais de 190 cidades participaram da competição, que contou com a presença de cerca de 15 mil atletas. Na classificação geral, Piracicaba ficou com a oitava colocação ao somar 114 pontos. O título simbólico ficou com São José dos Campos, que fez 320 pontos, seguido por São Bernardo do Campo (266) e São Caetano do Sul (179).

A delegação piracicabana, coordenada pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), foi representada por 200 atletas, divididos em 21 modalidades. O número foi 60% menor em comparação com 2016, quando Piracicaba disputou o evento com cerca de 500 pessoas e ficou com o terceiro lugar na classificação geral. Em 2017, apenas a capoeira masculina trouxe o ouro para Piracicaba, que ficou com o vice-campeonato no biribol, futsal feminino sub-21, karatê (feminino e masculino), malha, natação feminino e tênis masculino sub-21. A cidade ficou em terceiro lugar na capoeira feminina e no tênis de mesa feminino.

ENXUTO

As principais causas do ‘enxugamento’ no número de representantes foram as mudanças no regulamento aprovadas pela SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo) e o congelamento da verba repassada anualmente pela Selam. Em janeiro, entrou em vigor o marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014), que prevê a celebração de chamamento público. As entidades locais dependiam do ‘convênio’ com a Pasta para pagar os esportistas. Com a mudança de regras, os atletas, dirigentes e treinadores estão desde o início de 2017 sem ‘salários’.

Sem recursos, Piracicaba não participou em 2017 de modalidades tradicionais, como basquete feminino, ginástica rítmica e voleibol. Em nota, o secretário de Esportes, Pedro Mello, destacou o empenho dos atletas, técnicos, dirigentes e equipes de apoio que defenderam Piracicaba nos Jogos Abertos do Interior. “Parabenizo a todos que estiveram brilhantemente representando o município. Com muita garra e determinação, eles conseguiram a superação”, discursou. Em 2018, Rio Claro sediará a competição.

Voltar