fbpx

Líder Esportes

Karatê

Piracicaba disputa Brasileiro com 12 lutadores

Etapa final da competição acontece em São Paulo; evento tem início 5ª feira

A equipe piracicabana de karatê Sport Way
Em boa fase, a equipe piracicabana é referência na modalidade (Foto: Líder Esportes)

A etapa final do Campeonato Brasileiro de karatê começa nesta quinta-feira (13) em São Paulo. A competição será disputada por 12 atletas de Piracicaba, entre eles a atual campeã dos Jogos Pan-americanos, Natalia Brozulatto (sênior, -68 kg), e Hernani Veríssimo (sênior, -75 kg), ambos convocados para o Mundial da Áustria, no fim do mês. Além deles, entram no tatame Frederico Felipe (júnior, -55 kg), Francielle Lima (sub-21, -50 kg), Giovana Borba (sub-21, -50 kg), Gabriel Souza (-75 kg), Guilherme Gonçalves (14/15 anos, +70 kg), Deivid Formaggio (10/11 anos), Cauã Souza (8/9 anos) e Cássio Silveira (sênior, -67 kg, faixa verde). Maria Eliza disputa as categorias sub-21 e sênior, ambas -55 kg, enquanto Vitor Boralli será o representante local no kata sub-21.

Natalia vem de vitória contra concorrentes na categoria como Bianca Mafra e Letícia Brito

“Eu acredito que todos têm chances de medalhar. O grupo é bom, todos eles já lutaram mais de uma vez contra os adversários que vão estar lá. Isso não quer dizer que vamos vencer, mas condições nós temos”, analisou o técnico Diego Spigolon”. O Hernani e a Natalia estão às vésperas do Mundial e vêm treinando forte. A Natalia ainda está evoluindo após a gravidez, subindo degrau por degrau para chegar aos 100%, mas penso que tem boas chances. Ela venceu recentemente dois nomes fortes da categoria dela (Bianca Mafra e Letícia Brito). Apesar de não estar 100%, teve bons resultados contra atletas importantes”, completou.

Organizado pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), o campeonato será realizado no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. Na quinta-feira, acontecem as disputas de katá e os combates válidos pelas categorias de base, que continuam na sexta-feira (14), data em que está programado o início do torneio sub-21. A competição adulta (sênior) está agendada para o sábado (15). “É um evento importante para todos porque a etapa vale pontuação para o ranking nacional”, explicou Spigolon, que além de treinar a equipe Sport Way/Selam/AFPMP/Açaí Mil & Ross/JF Comercial/Onodera Piracicaba/Galileo Grill/Tatu Suplementos, é técnico da seleção brasileira.

PREPARAÇÃO

Eneacampeã brasileira, Natalia Brozulatto é o nome a ser batido na categoria -68 kg, embora reconheça que ainda não chegou aos 100% após a gravidez. Perguntada sobre o desafio que terá em São Paulo, a lutadora não fugiu da responsabilidade. “Vou para buscar o meu 11º título e depois pensarei no Mundial. Não tem como ser diferente, nem atalhos. Estou em uma crescente, hoje luto com mais inteligência. A fase é outra e estou em meu melhor momento nesta fase que estou passando. É claro que há muitas meninas boas na categoria, mas eu estou preparada”, disse.

Referência no país, a equipe piracicabana recebeu três atletas durante os treinos realizados na última semana. Lutador de Manaus (AM), Marcos Barroso conheceu o trabalho desenvolvido em Piracicaba no ano passado, quando Spigolon e Natalia organizaram um curso na capital do Amazonas. Já os atletas Deivid Cavalcante e Helio Oliveira, ambos de São Paulo, encontraram em Piracicaba o local ideal para potencializar os treinos. “Isso é muito gratificante para nós, são pessoas que têm muita vontade e estão fazendo a parte deles”, concluiu o treinador piracicabano.

A equipe piracicabana de karatê Sport Way

Sport Way recebe lutadores que buscam aprimorar o karatê (Foto: Líder Esportes)

Voltar