fbpx
+ Esportes

Pira no Plogging une esporte e sustentabilidade

A iniciativa teve origem em Piracicaba com a fisioterapeuta Maura da Rocha

Projeto Pira no Plogging
A atividade plogging surgiu na Suécia e foi criada pelo ambientalista Erik Ahlström (Foto: Divulgação)

A união da prática de atividades físicas, como corridas e caminhadas, com o recolhimento de lixo encontrado pelo caminho é a nova ‘moda do bem’, chamada de plogging. O termo é a junção das palavras pick up com jogging, que em inglês significam recolher e corrida, respectivamente. O movimento surgiu na Suécia e foi criado pelo ambientalista Erik Ahlström. Em Piracicaba, a iniciativa Pira no Plogging começou há cerca de um ano.

O início ocorreu quando a fisioterapeuta Maura da Rocha se mudou para perto da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e, em suas caminhadas em direção à instituição, ela percebeu a grande quantidade de lixo pelo caminho e passou a recolhê-los. “Como eu sigo várias páginas e sites de sustentabilidade e meio ambiente, eu vi que estava surgindo esse movimento lá na Suécia. Então, comecei a praticar o plogging e a conversar com amigos que gostaram da ideia”, destacou Maura.

Após criar uma página (Pira no Plogging) no Facebook e no Instagram, a fisioterapeuta começou compartilhar o seu hábito e mais pessoas aderiram a iniciativa. Hoje, o grupo conta com cinco pessoas que geralmente se reúnem aos fins de semana para a prática esportiva e de sustentabilidade. “Não temos a necessidade de marcar um dia para acontecer. O que a gente quer é conscientizar a população de que isso pode ser realizado, criando um hábito de ver o lixo e não passar por ele como se fosse parte da paisagem”, disse a idealizadora do projeto.

Projeto Pira no Plogging - Cartaz de Lançamento

Através das redes sociais, Maura vê o movimento crescer. “Nós temos recebido mensagens de pessoas que estão realizando essa prática em seus bairros. Temos observado que pouco a pouco estamos servindo como algum exemplo. É algo simples, que todo mundo pode participar e pode ajudar”, finalizou Maura. O Pira no Plogging também participa de ações de limpeza do rio Piracicaba, junto com a Aperp (Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba).

EVENTO

No próximo domingo (28), será realizado o lançamento oficial do Pira no Plogging. A data marca a comemoração do World Plogging Day, com a realização da prática em algumas ruas da cidade. A saída será às 7h30, em frente à Loja Indusparquet (Avenida Carlos Botelho, 626, bairro São Dimas). As crianças devem ser acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Os 100 primeiros inscritos ganharão um kit com camiseta, squeeze e objetos para a limpeza. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link. É sugerido aos participantes a doação de um pacote de fraldas pediátricas, que será destinado à Santa Casa.

Voltar