fbpx
Opinião

Pintou o campeão

*Capa: Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians

A rodada perfeita desta quarta-feira (8) deixou o Corinthians com a taça do Campeonato Brasileiro na mão. A vitória por 1×0 diante Atlético-PR, aliada à derrota do Santos, na Vila Belmiro, para o Vasco por 2×1, deixou a equipe paulista mais líder do que nunca faltando apenas cinco partidas (15 pontos em jogo) para o fim da temporada. Com mais um triunfo, o Corinthians chega aos 65 pontos, oito a mais que o Grêmio, que só pensa na final da Copa Libertadores, diante do Lanús. O Palmeiras, que chegou a sonhar com o bicampeonato, perdeu em Salvador (3×1 para o Vitória) e agora terá de se contentar em brigar por uma vaga na fase de grupos da Libertadores.

Os resultados dessa rodada mostram que o Corinthians está realmente pronto para conquistar o título por que o elenco soube conter os nervos. No momento de mais pressão, no clássico contra o Palmeiras, o time deu uma resposta positiva, venceu o maior rival e retomou o seu caminho de estabilidade. Com duas vitórias seguidas, abre uma enorme vantagem e agora é questão de tempo para a Fiel soltar o grito de campeão.

A iminente conquista do Brasileirão é um prêmio para uma equipe que tem como marca o trabalho coletivo. Não há um craque, mas há alma em campo. O Timão tem muita dinâmica, muita entrega e luta pela bola nos 90 minutos. Isso faz a diferença. Diante do Avaí, neste sábado, em Itaquera, ainda não poderá ter a taça matematicamente, que poderá chegar diante do Fluminense, também em casa, na 35ª rodada.

É bom destacar também o comprometimento do Grêmio. O que o Renato Gaúcho está fazendo com o Imortal é de se ‘tirar o chapéu’. Ganhar da Ponte Preta em Campinas, mesmo com a Macaca em má fase, não é fácil; basta lembrar que o líder Corinthians perdeu lá recentemente. Mesmo assim, o Tricolor conquistou mais três pontos, se consolida no G-4 e abre mais uma vaga para a Libertadores 2018 em caso de título do torneio sul-americano diante do Lanús.

Erivan Monteiro é jornalista e cronista esportivo

Voltar