fbpx
+ Esportes

Pernas Caipiras promove inclusão em corridas

Projeto permite que pessoas com deficiência participem de corridas de rua

O projeto Pernas Caipiras busca a inclusão no mundo das corridas de rua (Foto: Aurélio Tornisiello)

Motivado por um exemplo visto há quase dois anos e que o deixou emocionado, o assistente administrativo Edmilson Reame, conhecido no cenário esportivo por correr acompanhado da cadela Luna, resolveu dar um passo a mais e criar o projeto Pernas Caipiras, que permite que pessoas com deficiência participem de corridas de rua em um triciclo empurrado por um corredor. A iniciativa foi lançada oficialmente no último dia 9, no Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

“Em 2018, fui correr com a Luna em Campinas e no meio da prova eu me emocionei muito ao ver as pessoas com deficiência cruzarem a linha de chegada e ganharem medalhas. Para nós, isso é algo simples, comum, mas para eles é algo muito especial, que não há dinheiro no mundo que pague. Ali surgiu a minha vontade de implementar essa ideia em Piracicaba. Depois de algum tempo e de várias tentativas, no dia 8 dezembro do ano passado, eu chamei o Vitor (Montebello, voluntário) e nós criamos um perfil no Instagram para divulgação. Em uma semana, ganhamos o primeiro triciclo”, explicou Reame.

A iniciativa foi bem recebida na cidade. O próximo passo para o Pernas Caipiras é a estreia, que será na Vikings Run Open Bar, organizada pela Chelso Sports, no dia 29 de fevereiro, no bairro Monte Alegre. “Hoje nós temos cinco triciclos. Estamos montando uma estrutura e já temos cerca de 100 voluntários. Na prova, dois ou três condutores se revezam durante o trajeto. Os familiares de quem está sendo conduzido também podem participar e, se não tiver o costume de correr, na reta final ele poderá assumir o comando do triciclo e cruzar a linha de chegada. Imagine a emoção. É gratificante poder proporcionar essa experiência a essas pessoas”, disse.

DOAÇÕES

O custo atual de um triciclo é de R$ 1.400. Para conseguir adquirir o equipamento, o Pernas Caipiras conta com doações, vendas de rifas e camisetas. Além dos recursos financeiros, o projeto também está aberto para receber voluntários interessados em participar das corridas como condutores. Informações pelo telefone (19) 99274-5506.

O piracicabano Edmilson Reame é o idealizador do projeto Pernas Caipiras (Foto: Aurélio Tornisiello)

Voltar