fbpx

Líder Esportes

Jiu-Jitsu

Paulo Santos quer aumentar coleção de medalhas em 2019

Lutador piracicabano atravessa excelente fase na temporada e mira Brasileiro

Paulo Santos é lutador piracicabano de jiu-jitsu
O lutador Paulo Santos já conquistou 12 medalhas na atual temporada (Foto: Arquivo/Líder Esportes)

Em excelente fase na atual temporada, o lutador piracicabano Paulo Francisco dos Santos, 43, está pronto para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que será realizado de 1º a 5 de maio, em Barueri. O atleta, que disputa a categoria máster 3, peso leve (-76 kg), entra no tatame na próxima quinta-feira (2), com o objetivo de conquistar o título da competição mais importante do país. O bom retrospecto em 2019, com 12 medalhas já garantidas, é um aliado para voltar ao pódio no campeonato nacional.

“O aproveitamento nos primeiros meses do ano foi excelente, quase perfeito, terminei todas as competições que participei com um lugar no pódio. É claro que o meu objetivo é sempre o primeiro lugar e eu vou em qualquer campeonato com a intenção de ganhar, não apenas de competir. Mas, entendo que as derrotas fazem parte do esporte e que os adversários também se preparam para vencer”, afirmou Paulo, que estreou em 2019 com o bronze no Open de Jaguariúna (faixa roxa).

Na sequência, o lutador piracicabano viajou em fevereiro para Curitiba, onde garantiu mais três medalhas: campeão da categoria e terceiro lugar no absoluto, além da prata conquistada na estreia sem quimono (no-gi). Em março, Paulo ficou com a segunda colocação na primeira etapa do Circuito Paulista, e depois foi ao pódio em quatro oportunidades no Aberto de Florianópolis, sendo medalhista de ouro na categoria máster 3, peso leve, com e sem quimono, além de bronze no absoluto com quimono e a prata no absoluto no-gi.

As duas últimas competições realizadas pelo atleta foram no Rio de Janeiro e em Curitiba, respectivamente. No Rio Fall, o piracicabano foi campeão da categoria (peso leve) e ficou com um ouro e uma prata (absoluto) sem quimono, enquanto na capital paranaense o atleta venceu o Curitiba BJJ Pró, também na categoria máster 3, peso leve. “Os resultados são excelentes, mas acredito que ainda posso evoluir bastante. Vou continuar treinando muito para alcançar os meus objetivos”, disse.

CALENDÁRIO

Após o Brasileiro, Paulo irá participar da segunda etapa do Circuito Paulista, agendada para o mês de junho. Em agosto, ele terá pela frente a terceira etapa do Estadual, última competição antes de embarcar para os Estados Unidos, no dia 20. No exterior, o piracicabano vai encarar o principal objetivo de 2019: o Campeonato Mundial IBJJF. Para o evento internacional, Paulo contará com o apoio da empresa ADR Logística, que irá custear as passagens e hospedagem. Nos demais torneios, ele luta por conta própria.

“São competições preparatórias, quero chegar com moral no Mundial, então estou aproveitando o máximo que eu posso para estar afiado. É a grande prioridade que eu tenho no ano”, contou Paulo, que recentemente foi homenageado na Câmara de Vereadores de Piracicaba pelos resultados obtidos. “Apesar do bom retrospecto, tenho muitas dificuldades para encontrar apoio, mesmo com tantos títulos que conquistei. Porém, a luta continua e não vou desistir por conta disso”, completou.

Voltar