fbpx
Basquete

Passe de Mágica terá cartilha para compartilhar conhecimento

Instituto soma 16 anos de ações voltadas para desenvolvimento humano de crianças e adolescentes

Magic Paula é campeã mundial, medalhista olímpica e fundadora do Instituto Passe de Mágica (Foto: IPM/Divulgação)

Após 16 anos de atividades voltadas para o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes, o Instituto Passe de Mágica, associação sem fins lucrativos fundada em 2004 pela medalhista olímpica e campeã mundial de basquete, Magic Paula, irá compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de quase duas décadas de trabalho. A cartilha digital ‘Metodologia Passe de Mágica’, que detalha estratégias e procedimentos utilizados, será disponibilizada para download gratuito no site www.passedemagica.org.br.

A data do lançamento da cartilha será divulgada em breve nas redes sociais da instituição. O objetivo é disseminar o conhecimento como forma de legado para o futuro. “Em nossa trajetória, nós sempre prezamos por compartilhar o aprendizado, inclusive promovendo eventos e reunindo diversas instituições para trocar experiências. Isso é algo que sempre nos motivou. O motivo para criar a cartilha é esse. As atividades práticas serão encerradas, mas queremos deixar a construção desses 16 anos da metodologia do IPM como legado. Isso poderá gerar aprendizado para outras pessoas que atuam na área. Vamos mostrar o desenvolvimento do que fizemos, como agimos”, afirmou Magic Paula.

Na avaliação do diretor executivo do Instituto Passe de Mágica, Ismar Barbosa, a transmissão de conhecimento sempre esteve ligado ao DNA da entidade, tanto no atendimento direto realizado aos educandos, quanto nas capacitações realizadas no Brasil e no exterior. “Durante os mais de 15 anos de atuação, foram acumuladas experiências que enriqueceram uma metodologia de trabalho que hoje é característica fundamental de nossa entidade. A pedido da diretora presidente e fundadora do instituto, Magic Paula, foi produzido um documento para registrar essa metodologia e nossas experiências, com a intenção de contribuir com outras entidades que também possuem o foco no desenvolvimento humano por meio do esporte. Esperamos que aproveitem”, disse Ismar.

“Vamos deixar uma marca, não tenho dúvidas disso. Foi essa convicção que nos levou a disseminar todo o nosso aprendizado. A necessidade de que mais pessoas bebessem desta fonte de conhecimento sempre esteve no nosso DNA. Sentimos essa responsabilidade da mesma forma como sentimos o amor das crianças pelo brincar, pelos educadores, pelo espaço, pelo que representava. Isso me deixa realizada, com a sensação de missão cumprida”, complementou Magic Paula. O encerramento do atual projeto está previsto para o mês de dezembro.

ATIVIDADES

Com as aulas presenciais suspensas desde março, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Instituto Passe de Mágica retomou as ações no final de julho, com videoaulas preparadas não apenas para os educandos de Piracicaba, mas também da Lapa, em São Paulo. Os núcleos são mantidos com recursos via Lei de Incentivo ao Esporte, na esfera federal, o que possibilita o patrocínio da Caterpillar, Drogasil, Grupo Aliança, IBM, Klabin, Portocred, Sabesp e Via Varejo. O IPM recebe apoio institucional da Nike e Laureus Foundation.

Voltar