fbpx

Líder Esportes

Futebol

Pasinato ‘entrega’ e XV deixa vitória escapar

Bruninho abriu o placar, mas erro incrível do goleiro permitiu o empate

Bruninho, atacante do XV de Piracicaba
O atacante Bruninho abriu o placar para o XV de Piracicaba contra a Portuguesa (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Um erro incrível do goleiro Mateus Pasinato custou ao XV de Piracicaba o empate contra a Portuguesa, nesta segunda-feira (2), pela terceira rodada da segunda fase da Copa Paulista. Bruninho abriu a contagem para o Nhô Quim, que dominou o jogo, mas Guilherme Queiroz definiu o placar de 1×1 em uma bobagem do camisa 1. Com o resultado, o Alvinegro ocupa a vice-liderança do Grupo 4 e chegou aos quatro pontos, empatado com o Linense e um ponto atrás da própria Lusa, que lidera a chave. O São Paulo é o lanterna, com três. Na próxima sexta-feira (6), XV e Portuguesa voltam a se enfrentar, pela abertura do returno. O duelo acontece às 20h no estádio Barão da Serra Negra.

XV e Lusa voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira (6) no Barão da Serra Negra

Após cogitar mudanças na equipe titular, o técnico Evaristo Piza optou por repetir a escalação no estádio do Canindé. Rodrigo fez a função de volante e Alex Willian armou o time no meio de campo, enquanto Bruninho e Washington Tito começaram a partida na frente, sem o homem de referência no setor ofensivo. Jogando fora de casa, o XV controlou o início da partida, mantendo a bola no campo de ataque. A postura deu resultado aos 12min. No escanteio cobrado pelo lateral-esquerdo Samuel, Bruninho aproveitou o rebote da zaga e fuzilou para o gol, inapelável para Douglas: 1×0.

A vantagem mudou o panorama do jogo: o XV foi mais cauteloso e passou a contra-atacar; a Portuguesa concentrava os lances de ataque nos pés do experiente Marcelinho Paraíba, mas tinha dificuldade para furar o bloqueio alvinegro. A jogada de maior perigo da Lusa no primeiro tempo aconteceu aos 30min: na entrada da área, o atacante Luizinho chutou para o gol sem força, a bola quicou no gramado e bateu no rosto de Mateus Pasinato. No rebote, Guilherme Queiroz cabeceou sobre o travessão e desperdiçou a oportunidade de empatar antes do intervalo.

“O volume de jogo da Portuguesa foi maior, principalmente depois do gol, mas o importante é que estamos vencendo”, disse André Cunha na saída para o vestiário. O toque de atenção do meia funcionou e o Nhô Quim voltou mais ligado para a segunda etapa. Aos 4min, Rodrigo fez jogada de ponta pela direita e rolou para o meio da área. De costas para o gol, Bruninho entortou o zagueiro Rafael com um drible curto, girando sobre a marcação, mas errou o alvo na conclusão e isolou pela linha de fundo. Cinco minutos depois, Bruninho enfiou a bola na medida para Tito ampliar, mas o goleiro Douglas foi mais rápido e salvou a Lusa.

INEXPLICÁVEL

A Portuguesa assustou pela primeira vez no segundo tempo apenas aos 16min em lance fortuito. Ao tentar o cruzamento, o lateral-direito Alan quase acertou o ângulo de Mateus Pasinato, que teve trabalho para evitar o empate. O goleiro, porém, entregou o ouro aos 24min. De forma inexplicável, Mateus Pasinato saiu da área e simplesmente entregou a bola nos pés do atacante Guilherme Queiroz, que encobriu o camisa 1 e deixou tudo igual: 1×1. O gol mudou completamente o rumo da partida. O XV sentiu o golpe e escapou de levar a virada dois minutos depois, quando a trave evitou os gols de Marcelinho Paraíba e Pereira.

FICHA TÉCNICA

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA DE DESPORTOS1   PORTUGUESA

Douglas; Alan, Marcão, Rafael e Franklin; Jonatas Paulista, Dedé (Pereira), Marcelinho Paraíba e Romário (Vinicius); Guilherme Queiroz e Luizinho (Romarinho). Técnico: PC Gusmão

Esporte Clube XV de Piracicaba1   XV DE PIRACICABA

Mateus Pasinato; Marcão (Léo Carvalho), Doni e Rodrigo; Danilo Melega, Formigoni, Alex Willian (Rafael Gomes), André Cunha (Gilson) e Samuel; Bruninho e Washington Tito. Técnico: Evaristo Piza

Gols: Bruninho (XV) aos 12min/1ºT; Guilherme Queiroz (POR) aos 24min/2ºT | Árbitro: Adriano de Assis Miranda | Cartões amarelos: Jonatas Paulista (POR); Doni (XV) | Público: 697 pagantes | Renda: R$ 8.990,00

Voltar