fbpx
+ Esportes

Parceria atenderá 240 crianças e adolescentes em Piracicaba

Prefeitura e Instituto Família Barrichello atuarão com esportes em dois núcleos na cidade

Hermes Balbino, secretário de Esportes de Piracicaba
O secretário de Esportes, Hermes Balbino, elogiou a proposta do Projeto ECA (Foto: Selam/Divulgação)

Parceria realizada entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), e o Instituto Família Barrichello irá atender 240 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos com atividades gratuitas nas áreas esportiva, socioeducacional e de desenvolvimento humano. Trata-se do Projeto ECA – Esporte e Cidadania em Ação, que é financiado via Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado pela Caterpillar. O início do trabalho está previsto para o dia 14 de março em dois núcleos: Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, no bairro Vila Sônia, e o Centro Social do Santo Antônio.

A iniciativa foi apresentada na última sexta-feira, 25/02, no Engenho Central, e reuniu os secretários Hermes Balbino (Selam) e Euclidia Fioravante (Smads), a coordenadora do projeto, Kátia Regina Modesto, e o supervisor técnico do ECA, Richard Augusto, além de representantes das duas pastas e educadores do instituto. “Essa parceria é um ganho imenso para Piracicaba. Desde o ano passado, a Smads e a Selam têm articulado em conjunto ações que beneficiem crianças e adolescentes em locais de maior vulnerabilidade social, buscando promover o resgate de valores humanos para o fortalecimento das comunidades”, destacou Euclidia.

A secretaria da Smads, Euclidia Fioravante, e o supervisor técnico Richard Augusto

A secretaria da Smads, Euclidia Fioravante, e o supervisor técnico Richard Augusto (Foto: Selam)

Nos próximos dias, o Instituto Família Barrichello divulgará as datas e horários de atividades nas escolas da rede pública situadas próximas aos dois núcleos, que foram escolhidos pela Prefeitura de Piracicaba devido à localização em áreas de vulnerabilidade social. De acordo com o supervisor técnico do ECA, as aulas serão realizadas nos períodos da manhã e tarde, em diferentes horários, com o objetivo de atender o maior número de crianças e adolescentes possível. As inscrições deverão ser feitas nos próprios núcleos – serão abertas 120 vagas para cada polo.

“A parceria com o Instituto Família Barrichello é sólida e explora bem o campo da pedagogia do esporte. Nós buscamos oferecer a oportunidade da prática esportiva, o que é fundamental para criar uma cultura de esportes em Piracicaba. É uma das nossas prioridades. A Smads e a Selam estão atuando em conjunto na proposta de valorizar a participação do cidadão, com o foco na formação humana. Essa reunião de educadores atuando com a ferramenta do esporte em benefício de crianças e adolescentes é uma excelente notícia para a nossa cidade”, afirmou Balbino.

INSTITUTO

Próximo de completar 17 anos, o Instituto Família Barrichello atua com diferentes projetos em organizações sociais, movimentos, escolas e espaços públicos localizados em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica. No Projeto Esporte e Cidadania em Ação, o objetivo principal é promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes utilizando o esporte, a atividade física e o brincar como ferramentas para o fortalecimento de valores familiares, competências pessoais, boa convivência em grupo, aprendizagem de habilidades psicossociais e motoras. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site institutobarrichello.org.br ou pelo Instagram @instituto.barrichello.

Voltar