fbpx

Líder Esportes

Canoagem

Pan-Americano de Canoagem é cancelado no Brasil

Evento, que seria realizado em Curitiba, distribuiria 14 vagas para os Jogos Olímpicos

Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade
O Brasil já tem duas vagas olímpicas com os atletas Isaquias Queiroz e Erlon de Souza (ICF/Divulgação)

Em nota divulgada na última sexta-feira (5), a Confederação Pan-Americana de Canoagem (Copac) anunciou o cancelamento do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade 2021, que estava agendado para o mês de abril, em Curitiba, no Paraná. O evento seria classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Segundo a Copac, que avaliou a decisão como ‘difícil’, a medida foi tomada pelo fato de que a capital paranaense, em função da pandemia da Covid-19, apresenta restrições “impedindo quaisquer competições esportivas por pelo menos duas semanas, sem garantias de que a situação iria melhorar em um futuro próximo”.

O comunicado emitido pela entidade diz ainda que “entrará em contato com as federações […] a respeito do processo que será empregado para alocar as Cotas Olímpicas Continentais para as Américas”. A competição no Paraná iria distribuir 14 vagas para os Jogos Olímpicos Tóquio. A entidade aguarda agora o posicionamento da Federação Internacional de Canoagem (ICF, na sigla em inglês) para definir quais serão os métodos de classificação para as Olimpíadas.

RESPOSTA

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) também se pronunciou na sexta-feira (5) sobre o cancelamento do evento no Brasil e lamentou a notícia, alegando que a entidade “estava trabalhando exaustivamente com as autoridades locais de Curitiba para seguir todas as regras sanitárias para que o evento tivesse total segurança na sua realização”. De acordo com a CBCa, foram apresentadas medidas preventivas, entre elas o protocolo com regras de distanciamento social, ‘bolhas’ para as equipes e exames de PCR .

“A CBCa entende a posição da Copac na decisão de suspender o evento, tendo em vista as mudanças de bandeira no Brasil. Mas acreditava que era possível manter a competição, para isto foi sugerido para a Copac um adiamento do evento, mas a entidade pan-americana decidiu pelo cancelamento […] O Brasil já tem duas vagas garantidas para os Jogos Olímpicos Tóquio, no evento teria condições de disputar mais seis cotas. A entidade agora aguarda uma posição de como será a distribuição continental”, diz a nota.

Voltar