fbpx
+ Esportes

PAM oferece atividades virtuais à população piracicabana

Programa da Selam tem público alvo formado por adultos e 3ª idade, especialmente mulheres

PAM - Programa Atividades Motoras - Aulas Virtuais
As aulas virtuais acontecem atualmente às segundas, quartas e sextas-feiras (Foto: Selam/Divulgação)

Adaptado à realidade, o Programa de Atividades Motoras (PAM) já iniciou o trabalho em 2021. As aulas virtuais estão abertas ao público e são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h, com transmissão ao vivo pelo Instagram (@pam.piracicaba). O programa é oferecido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), teve as aulas presenciais suspensas em março de 2020. As atividades via internet foram iniciadas no dia 7 de maio.

“As aulas virtuais surgiram com o objetivo de continuar oferecendo as atividades para os nossos alunos e, ao mesmo tempo, permitir que os nossos professores contribuíssem virtualmente. A proposta é que os alunos façam as atividades físicas e se mantenham ativos, mas em casa. Essa era uma equação que nós queríamos resolver, pois a maioria dos nossos alunos pertence aos grupos de risco, com idade acima dos 50, 60 anos. A ideia era proteger eles e também os professores”, afirmou Clevis Spada, supervisor do programa e chefe da divisão de atividades motoras da Selam.

Coordenado pela professora Monica Graner, o PAM é destinado aos adultos e terceira idade, especialmente às mulheres, que representam 75% do público total. Idealizado no fim da década de 1980, o trabalho realizava mais de 5.000 atendimentos semanais antes da suspensão das aulas presenciais, em cerca de 90 núcleos espalhados pelos centros comunitários, praças esportivas, salões, varejões e ruas da cidade. As atividades oferecidas são múltiplas, entre elas alongamento, condicionamento físico, grupos de corrida, hidroginástica, musculação, pilates, quimbol, vôlei adaptado, yoga e as ginásticas antiestresse, cerebral, funcional, laboral e localizada.

PAM - Programa Atividades Motoras - Aulas Virtuais

O PAM foi idealizado no final da década de 1980 e oferece diversas atividades à população (Foto: Selam)

Com a pandemia, as ações tiveram de ser interrompidas, o que abriu espaço para outras iniciativas, como as lives conduzidas por Clevis, sempre às quartas-feiras, 18h. “Senti que precisava dar minha parte de contribuição para esse projeto virtual. A ideia foi da Monica e todos gostaram. É um bate-papo”, contou o supervisor. “Nós convidamos fisioterapeutas, psicólogos e médicos, pessoas de vários segmentos. Além do aprendizado que eles levam para a vida prática, queremos contribuir com os alunos provocando reflexões e isso tem sido muito positivo. As aulas presenciais fazem falta, mas as atividades virtuais representam um caminho sem volta, os alunos estão adorando”, completou Clevis.

Mais informações sobre as atividades oferecidas pelo PAM pelo telefone (19) 3422-0233.

Voltar