fbpx
Opinião

Olho nele!

Piracicaba tem grandes chances de ter um representante nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O ginasta Diogo Brajão Soares, apontado pelos especialistas como uma das maiores revelações do esporte nos últimos anos, é cotado para ser um dos quatro atletas da equipe titular que vai à Olimpíada. Aos 17 anos, o piracicabano nem chegou à categoria adulta ainda, mas é o atual campeão brasileiro de ginástica artística no individual geral, que é soma dos seis aparelhos à disposição no masculino (argolas, barra fixa, cavalo, paralelas, salto e solo).

Dos titulares da seleção brasileira masculina de ginástica que se classificou para a Olimpíada, pode-se dizer que estão garantidos Arthur Nory e Arthur Zanetti. Sobrariam duas vagas para completar o time. Em conversa com o técnico Daniel Biscalchin, que acompanha a jóia piracicabana desde os 4 anos de idade, ele disse que confia na convocação do ‘pupilo’. Mas, mesmo que não seja convocado, Diogo tem outra possibilidade de chegar a Tóquio: o Pré-Olímpico Pan-Americano, que será disputado em maio de 2020, em local a ser definido pelos organizadores, e que distribuirá mais duas vagas aos Jogos do ano que vem.

O evento reunirá ginastas de grande nível técnico do continente americano, com destaque para os canadenses, os norte-americanos e os próprios brasileiros. Além disso, será a última chance para os atletas das Américas chegarem aos Jogos Olímpicos. Porém, antes de pensar no maior evento esportivo do planeta, Diogo vai disputar a última competição da categoria juvenil: o Campeonato Brasileiro da categoria, que será realizado em Natal (RN), entre os dias 3 e 13 de novembro. Depois disso, é respirar Olimpíada. Piracicaba e o Brasil estão na expectativa.

Erivan Monteiro é jornalista e cronista esportivo

Voltar