fbpx
Opinião

O XV briga pelo título

Após enfrentar as três equipes do Grupo 9 (Comercial, EC São Bernardo e Linense), para mim ficou claro que, individualmente, o XV tem um elenco superior aos seus adversários e deve garantir uma das vagas para a semifinal da Copa Paulista. Tem que jogar bola, suar bastante para vencer, não podemos esquecer disso. O Bafo, taticamente, é bem arrumado e possui plenas condições de ficar com a segunda vaga, porém, com apenas quatro pontos conquistados, tendo empatado um jogo em casa, começa a ficar pressionado.

O Elefante faz um jogo de correria. Possui um elenco jovem e tecnicamente limitado. O Nhô Quim não pode, novamente, querer acelerar o ritmo da partida quando enfrentá-lo. Tem que cadenciar o jogo ou terá problemas. O Cachorrão tem dificuldades de propor o jogo. Tanto é que seu desempenho é melhor fora de casa. A equipe joga fechada, procurando explorar os contra-ataques. Neste momento, para carimbar matematicamente a classificação, o XV precisa apenas de mais quatro pontos.

Dependendo do desenrolar das próximas três rodadas, essa pontuação necessária pode ser menor. Sendo pessimista, o Nhô Quim poderia perder para o Comercial, vencer o Linense e empatar com o EC São Bernardo para avançar. Nesta reta final da competição não há mais testes a serem feitos. A equipe quinzista conseguiu se encaixar atuando no 4-3-3. O próprio Tarcísio Pugliese disse na última entrevista coletiva que deve manter essa formação até o fim. Só mudará se houver necessidade, por contusões ou suspensões.

O XV briga pelo título e possui chances reais de conquistá-lo. Hoje, enfrentaria o Mirassol na semifinal. Um adversário muito qualificado, com um sistema de jogo bem definido e um contra-ataque extremamente eficiente. É momento de unir as forças e todos remarem para o mesmo lado. Se o Nhô Quim chegar até a final, restam mais três jogos no Barão da Serra Negra. O incentivo extra, a energia a mais dentro de campo, é o som que ecoa nas arquibancadas. Esta é a hora que o torcedor pode fazer a diferença.

Marcelo Sá é jornalista no Líder Esportes e na Rádio Jovem Pan News Piracicaba

Voltar