fbpx

Líder Esportes

Opinião

O que esperar do XV na Copa Paulista?

*Capa: Arquivo/Líder Esportes

Ainda é difícil digerir que o acesso do XV de Piracicaba para a Série A1 do Campeonato Paulista escapou nos últimos três minutos de jogo. Lamentar, porém, não vai adiantar mais. Agora é bola para frente e buscar uma vaga na Série D do Brasileiro. Para isso, sem ter que depender da escolha de ninguém ou contar com a sorte, é preciso sagrar-se campeão da Copa Paulista. Do plantel que quase alcançou o primeiro objetivo no ano, apenas oito atletas deixaram o clube: Aírton Júnior, Andrei, Bruninho, Ítalo, Michel, Misael, Ronaldo e Walfrido. Poucos deixaram saudades.

O elenco que buscará o bicampeonato da competição estadual no segundo semestre já provou que tem qualidade. Porém, o setor ofensivo, que sofreu muitas baixas, ainda requer uma certa atenção. Vejo como prioridade a contratação de mais um centroavante para brigar por vaga com Macena. O treinador já declarou que terá um time ofensivo, mas não tanto como na Série A2, devido às saídas de atletas e também pelas características dos que ficaram. Por enquanto, nenhuma contratação foi feita e isso só deve acontecer perto da data limite de inscrições, no dia 6 de setembro.

Classifico a situação como algo natural, pois houve um corte de 30% a 40% no valor da folha salarial para o segundo semestre. Ainda sim, o dinheiro investido somente para pagamento de atletas, é no mínimo três vezes superior ao investimento na mesma competição em 2016, quando o clube conquistou o título. Para a Copa Paulista de 2019, o XV conseguiu segurar mais de 70% dos jogadores que estavam no clube nos primeiros quatro meses do ano, sendo que 11 deles já possuem contrato ao menos até o final do Estadual de 2020. Méritos para o departamento de futebol, que enxugou a folha, mantendo uma base forte.

Mais uma vez, o trabalho extracampo está sendo bem feito. Ainda sem ver a bola rolar e, partindo do princípio que a Copa Paulista é tecnicamente inferior à Série A2, creio que o material humano que Tarcísio Pugliese tem em mãos, permite ao Alvinegro chegar até a terceira fase sem tomar sustos. A partir daí, cabe aos responsáveis pelo futebol analisar as carências do elenco e buscar reforços. Defensivamente, a equipe está bem servida. Com tempo para se preparar, espero que o XV já tenha superado a ‘Misael dependência’ apresentada no Campeonato Paulista.

Marcelo Sá é jornalista no Líder Esportes e na Rádio Jovem Pan News Piracicaba

Voltar