fbpx
Ciclismo

Novello é vice-campeão brasileiro de paraciclismo

Piracicabano atua como piloto de tandem ao lado do deficiente visual Marcelo Andrade

A dupla formada pelo paraciclista Marcelo Lemos Andrade e o ciclista piracicabano Marcos Novello, da equipe Green Piracicaba/Caldeirão/Selam
Marcelo Lemos Andrade e o piracicabano Marcos Novello formaram a dupla no Brasileiro (Foto: Arquivo Pessoal)

A dupla formada pelo paraciclista Marcelo Lemos Andrade e o ciclista piracicabano Marcos Novello, da equipe Green Piracicaba/Caldeirão/Selam, conquistou no último sábado (30) o vice-campeonato brasileiro de Paraciclismo de Estrada, que aconteceu em São Carlos. Na competição, Novello foi piloto de tandem, uma bicicleta com dois assentos, atuando como guia de Andrade, que é deficiente visual.

“O resultado foi muito bom, contribuiu significativamente para que ele (Marcelo Andrade) some pontos em busca da vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso ainda depende de outras ações do comitê paralímpico, já que ele precisa correr mais provas fora do país para conquistar pontos no ranking. Aqui dentro, ele está fazendo o trabalho necessário para buscar esse sonho”, destacou Novello.

EXPERIÊNCIA

Com a missão de ser os ‘olhos’ de Marcelo e guiá-lo para o caminho do pódio, ajudando-o a vencer os obstáculos, o experiente ciclista piracicabano destaca a relação de confiança entre ambos. Essa foi a segunda oportunidade que eles tiveram de trabalhar juntos. Em março de 2018, os dois foram parceiros pela seleção brasileira paralímpica na disputa do Mundial de Paraciclismo de Pista, que aconteceu no Rio de Janeiro.

“É uma experiência bem legal. O Marcelo é um atleta extremamente inteligente e isso facilita muito. Gosto bastante de contribuir nesse processo. Me sinto feliz em ajudá-lo a ser um atleta competitivo. O fato de eu já ter sido dupla com ele nos deu confiança, já que não conseguimos treinar. Depois do Mundial, nós não estivemos mais juntos devido aos meus compromissos com a Green e também pela logística, já que ele mora em São José dos Campos. Ele me fez o convite para retomarmos a parceria no Brasileiro e dessa vez foi viável”, finalizou Novello.

Voltar