fbpx
Futebol

Ninguém decide mais do que Daniel Costa na A2

Jogador participou diretamente de 70% dos gols marcados pelo time no torneio

Daniel Costa, meia do XV de Piracicaba
Daniel Costa é o jogador ofensivo mais decisivo do XV de Piracicaba na Série A2 (Foto: Michel Lambstein)

Daniel Costa é o jogador mais decisivo do Campeonato Paulista da Série A2 quando o assunto é bola na rede. O meia do XV de Piracicaba é o líder de assistências na competição, com sete passes, e ainda marcou cinco gols, três deles nas quartas de final, contra a Portuguesa. Os dados pertencem ao Wyscout, plataforma de estatísticas utilizada pela FPF (Federação Paulista de Futebol). Os números oficiais revelam que Daniel Costa participou em 12 dos 21 gols marcados pelo Alvinegro no Estadual, mas a contribuição do meia vai além: quase 70% dos tentos ‘fabricados’ pelo XV passaram pelos pés do camisa 10.

Com cinco gols, um a mais do que Caio Mancha, o Maestro é o principal artilheiro do Nhô Quim na Série A2. A artilharia do torneio é liderada por Léo Castro, do Juventus, com nove tentos, seguido por Marcos Paulo, do Monte Azul, com oito. Ambos, porém, já foram eliminados. Daniel Costa balançou as redes contra Audax, São Bernardo e Portuguesa (3) – foram quatro gols após a retomada do Paulista, que ficou cinco meses paralisado devido à pandemia da Covid-19. A estatística poderia ter um tento a mais caso o meia tivesse batido e convertido o pênalti que deu a vitória por 1×0 contra o Juventus, pela sétima rodada, na Rua Javari. Na ocasião, Daniel Costa cedeu a cobrança ao atacante Caio Mancha.

‘O meu retorno ao XV tem sido muito especial: é o time da minha cidade, onde o meu irmão e eu começamos’

As sete assistências ‘oficiais’ que o Maestro soma no Estadual foram registradas nos duelos com Atibaia, Rio Claro, Portuguesa Santista, Red Bull (2) e Votuporanguense (2). Levantamento feito pelo LÍDER mostra que o camisa 10 tem participação direta em outros dois gols que o XV de Piracicaba fez na competição. No triunfo por 2×1 sobre o Rio Claro, Daniel Costa também fez o cruzamento que originou o gol decisivo de Marcelinho. A bola foi desviada na trajetória e por isso o lance não é contabilizado como assistência.

No jogo diante da Portuguesa, no Canindé, o gol isolado da vitória quinzista nasceu de um escanteio fechado de Daniel Costa que teve o desvio do atacante Anselmo – gol contra também não soma para as assistências. No total, o Maestro participou diretamente de cerca de 70% dos gols do Nhô Quim, número que aumenta para 83% quando são consideradas as jogadas que resultaram em bola na rede desde a origem. Para efeito de comparação, os principais nomes do São Caetano, próximo rival do XV, no quesito assistências são o meia Thiago Potiguar (5) e o ala Alex Reinaldo (4).

ESPECIAL

“Fico feliz em saber desses números. Esse retorno ao XV tem sido muito especial, por tudo que envolve: ser o time da minha cidade, onde o meu irmão e eu começamos, o qual tem meu carinho e o da minha família. A intenção sempre é contribuir e fico satisfeito que as coisas têm acontecido. Agora é focar no acesso, que é um dos nossos objetivos”, disse Daniel Costa, revelado nas categorias de base do Alvinegro. O irmão citado é Michel, meia que iniciou a trajetória profissional no XV na década de 1990, e que voltou ao clube entre 2004 e 2005. O ex-atleta morreu em outubro de 2017, vítima de uma leucemia, aos 36 anos.

Daniel Costa, meia do XV de Piracicaba

O piracicabano Daniel Costa foi revelado pelo XV e pode coroar retorno com acesso (Foto: Michel Lambstein)

O rendimento de Daniel Costa também foi elogiado pelo técnico Evaristo Piza. “É uma peça fundamental para a nossa equipe, um jogador de muita experiência, qualidade técnica muito grande, e que tem um diferencial nato dele nas bolas paradas. Esses números mostram a eficiência do Daniel para a equipe. Na minha chegada, o XV tinha 11 gols e ele tinha participado diretamente de sete, se não me engano. Nos jogos sob o meu comando, o Daniel vem sendo decisivo. É mérito dele. Para nós, é muito bom ter um jogador como ele no elenco, porque faz a diferença. Veja como foi contra a Portuguesa: para bater os dois pênaltis como ele bateu perdendo por 2×0, tem que ter muita personalidade e qualidade”, completou o treinador.

O próximo desafio de Daniel Costa com a camisa zebrada já tem data marcada. XV de Piracicaba e São Caetano decidirão uma vaga para a elite do futebol estadual nas duas próximas quartas-feiras, dias 23 e 30 de setembro. O primeiro jogo será no estádio Barão da Serra Negra, às 17h, em Piracicaba. A segunda partida acontece no Anacleto Campanella, às 15h, em São Caetano do Sul. Em caso de empate na soma dos resultados, o vencedor será conhecido nos pênaltis. O duelo, válido pelas semifinais da Série A2, marca o reencontro entre as equipes que, em 2019, disputaram a final da Copa Paulista, com o título conquistado pelo clube do ABC.

Voltar